Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Emoção, história e legado". Quinta da Gaivosa lança Vinha do Lordelo

Nascido na centenária Vinha do Lordelo, o majestoso anfiteatro natural da Quinta da Gaivosa, o homónimo Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo apenas se revela em anos de qualidade excecional, senda a colheita de 2016 o mais recente lançamento. A nova edição deste icónico monovinha já se encontra disponível.

"Emoção, história e legado". Quinta da Gaivosa lança Vinha do Lordelo
Notícias ao Minuto

19:00 - 18/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinho

"Emoção, história e legado". É assim que Domingos Alves de Sousa, patriarca da família guardiã do terroir de excelência da Quinta da Gaivosa, descreve a centenária Vinha de Lordelo. Símbolo da resistência ideológica às tendências de replantação da região, esta vinha foi protegida durante mais de um século, guardando no seu interior uma impressionante coleção de mais de 30 castas autóctones.

Com uma minúscula produção (um pequeno cacho por videira), a Vinha de Lordelo expressa, na sua forma elementar, as várias nuances e particularidades do terroir onde se insere. No vinho imprime uma inigualável riqueza aromática, elevada frescura e enorme complexidade, características potenciadas apenas pela qualidade do ano de colheita.

A pureza da fruta, a estrutura sólida e a profunda elegância das uvas comprovaram o elevado potencial da colheita de 2016 para a produção de grandes vinhos do Douro e do Porto na família Alves de Sousa. Não houve, portanto, dúvidas na hora de decidir que este seria também ano de lançamento do Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2016, um excecional exemplar de um ano clássico para a região.

Notícias ao Minuto© Quinta da Gaivosa

Com 22 meses de estágio em barricas de carvalho francês (50% em barricas novas e 50% em barricas de 2º ano), apresenta uma cor rubi profunda, com um nariz a sugerir notas muito finas de violetas, grafite, chocolate negro, hortelã pimenta e ameixas pretas. Profundo e complexo, mas sempre com uma agradável frescura, na boca mostra a sua elegância, revelando frutos silvestres, alcaçuz e especiarias. Envolvente e denso, termina numa agradável harmonia e notável equilíbrio.

À semelhança dos seus antecessores, a nova colheita do Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo promete longa vida em garrafa, prevendo-se uma excelente evolução durante os próximos 20 a 25 anos. Esta exclusiva edição já se encontra disponível no mercado português, com distribuição exclusiva da OnWine Nacional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório