Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Está a chegar a 17.ª edição da mostra do doce regional e conventual

O Convento de São José volta a ser palco desta mostra, onde serão apresentados os Florados de Lagoa, um dos segredos mais bem guardados da doçaria lagoense.

Está a chegar a 17.ª edição da mostra do doce regional e conventual
Notícias ao Minuto

19:16 - 15/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doces regionais

O Convento de São José, em Lagoa, volta a receber o melhor receituário conventual de Lagoa e de outros mosteiros e pastelarias do resto do país. A grande revelação desta edição é a recuperação de um dos doces de inspiração conventual mais característicos do município de Lagoa, cuja receita estava guardada desde o século XVIII, pelas Irmãs Carmelitas que ocuparam o Mosteiro.

Durante cinco dias consecutivos, de 17 a 21 de Julho, entre as 19h e as 1h, estarão à prova mais de uma centena de bolos, doces, compotas, mel e bebidas tradicionais. A iniciativa, de entrada livre, conta ainda com um programa paralelo composto por momentos de animação, entretenimento e de cultura.

Destaque para a estreia da peça de rua 'Convento Interior', uma viagem teatral e multimédia, com recurso ao video mapping, onde os atores Fernanda Poeira, Ulisses Ceia, Rute Cardoso, Hugo Miguel, Jéssica Barreto convidam o público a percorrer a história dos Florados e da doçaria conventual. Assinada e encenada por Nuno Paulino, com vídeo da dupla Henrique Frazão e Tiago Costa e música de Hugo Miguel, 'Convento Interior' irá ser apresentada durante os cinco dias da Mostra, sempre às 23h.

Notícias ao Minuto© 17.ª edição da mostra do doce regional e conventual

Destaque ainda para uma mesa redonda nos claustros do Convento de São José, no dia 20 pelas 19h, sob o título: 'Do Convento para a nossa mesa', onde o passado, o presente e o futuro da Doçaria Conventual serão discutidos, numa conversa que juntará a escritora Cristina Castro, autora da coleção de livros 'A doçaria portuguesa', a doceira regional Cremilde Paias, responsável pela reinterpretação deste doce e sua embaixadora, e alguns representantes de pastelarias, restaurantes e hotéis da região, que darão a sua visão da importância desta iniciativa, reavivando a memória coletiva da comunidade e também criando experiências complementares à vivência do destino turístico, através do storytelling que proporciona.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório