Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Bailes de máscaras: Seis dias de folia carnavalesca na região de Lisboa

A poucos dias dos festejos de Carnaval invadirem as ruas, a Entidade Regional do Turismo da Região de Lisboa apresenta uma programação com atividades que prometem fazer a alegria de foliões de todas as idades, ao longo de seis dias.

Bailes de máscaras: Seis dias de folia carnavalesca na região de Lisboa
Notícias ao Minuto

12:15 - 28/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Carnaval

Uma viagem até ao século XVIII no Baile de Máscaras de Oeiras, oficinas criativas dirigidas a crianças na Amadora, desfiles com 'Arte e Fantasia' pelas ruas de Loures e o tradicional Corso Carnavalesco de Palmela são algumas das sugestões para um Carnaval cheio de animação na região de Lisboa.

Amadora | Oficinas de Carnaval

O Museu Municipal de Arqueologia da Amadora desenvolve Oficinas de Carnaval durante todo o mês de fevereiro, subordinadas ao tema 'Dei a volta à praça e encontrei uma caraça' com o objetivo de construir máscaras carnavalescas, dirigidas a escolas e grupos organizados. Na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos os mais novos são desafiados a deixarem fluir a sua criatividade para a criação da sua própria máscara na oficina 'O que seria o Carnaval sem máscaras?' destinada a crianças entre os 5 e os 10 anos de idade, a decorrer no dia 4 de março (das 10h30 às 12h ou 14h30 às 16h).

A participação nas Oficinas de Carnaval do Município da Amadora é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Loures | Carnaval Saloio 'Arte e Fantasia'

A cor e a alegria vão dominar as ruas da cidade de Loures de 2 a 6 de março, com mais de 20 grupos, 15 carros alegóricos e 1850 figurantes a desfilarem ao som da Banda Sinal no tradicional Carnaval Saloio que este ano tem como tema 'Arte e Fantasia'.

Quem se deslocar a Loures ao longo destes dias poderá reconhecer os mais variados tipos de arte como a 'Magia', a poesia de Fernando Pessoa, a pintura de Frida Kahlo ou o graffiti da iniciativa 'Loures, Arte Pública', assim como um mundo com mais fantasia onde não faltarão os doces, a história da 'Alice no País das Maravilhas', o 'Mundo Mágico da Poppy', a lenda imaginária do 'El Dorado' ou a ficção do 'Steampunk', sem esquecer os 'Palhaços'. A entrada é gratuita nos corsos carnavalescos dos dias 3 e 4 de março.

O Pavilhão Paz e Amizade recebe os habituais Bailes de Carnaval, a começar no dia 2 com a Coroação dos Reis do Carnaval e continua no dia 4 com o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer o disfarce mais bizarro e divertido que consiga imaginar.

Os festejos encerram em grande com o momento mais satírico do Carnaval, o “Enterro do Rei D. Ocarário XLVI”, no dia 6 de março a partir das 21 horas, que contará com o tradicional cortejo fúnebre e a leitura do testamento do 'Rei Momo' seguido de um espetáculo de fogo-de-artifício.

Oeiras | Baile de Máscaras ao Estilo Século XVII

O Município de Oeiras convida os foliões a embarcarem numa viagem até ao século XVIII e desafia a vivenciar o ambiente palaciano e festivo dos antigos bailes de Carnaval. As artes (dança, teatro, circo), o uso da máscara e o jogo de inversão de papéis são os protagonistas deste baile, envoltos em sonoplastia, cenografia e guarda-roupa adequados ao tema. Uma experiência diferente e genuína para o público, onde os visitantes poderão contracenar e interagir em todas as atividades do programa.

É no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal que tudo acontece de 1 a 3 de março e a entrada é livre (condicionado à lotação dos espaços). 

Palmela | Carnaval a Dançar

O Município de Palmela dança sem parar entre os dias 2 e 6 de março. Em Pinhal Novo, como já é tradição, o Corso Carnavalesco organizado pelos Amigos de Baco vai animar as ruas da Vila. Na tarde do dia 2 de março as famílias são convidadas para uma tarde de 'Carnaval a Dançar' na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo. Os festejos terminam com o Enterro do Bacalhau no dia 6.

De 2 a 4, a festa é garantida nas sedes das coletividades do concelho, como é o caso da Sociedade Filarmónica Humanitária, Sociedade Filarmónica Palmelense 'Loureiros' e Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo, que dinamizam os já tradicionais Bailes de Carnaval, sempre com casa cheia. A antiga tradição do Julgamento do Entrudo é recriada em Águas de Moura, no dia 6, pelo Teatro Estranhamente Louco e Absurdo.

Destaque ainda para as iniciativas desportivas Hidrocarnaval - Aula Aberta de Hidroginástica e Torneio de Carnaval Interassociações de Basquetebol e para as atividades infantis Workshop Carnaval Selvagem e Férias de Carnaval – 'Diverte-te Connosco'.

Sesimbra | A tradição à beira-mar

Na comunidade sesimbrense já se sente o espírito carnavalesco desde janeiro com as Escolas de Samba e os Grupos de Axé a saírem à rua para ensaiarem os desfiles que marcam os dias 2, 3 e 5 de março.

São, no entanto, os estabelecimentos de educação e ensino que abrem os desfiles no dia 1 de março, às 10h30, seguidos pelo Concurso Infantil de Fantasias dos jardins de infância, no dia seguinte.

Ainda no dia 2 começam as Cegadas, um costume centenário das zonas rurais que se tornaram uma imagem de marca desta época, a espalhar sátiras e humor por vários pontos do concelho até ao dia 9 de março.

Outro dos ex-líbris do Carnaval de Sesimbra é o Corso dos Palhaços, que já foi considerado um dos maiores do mundo e este ano percorre as principais avenidas de Sesimbra no dia 4 de março.

É com o Enterro do Bacalhau que o Carnaval em Sesimbra encerra, no dia 6 de março, às 21h30.

Vila Franca de Xira | Alhandra renova tradições

Máscaras e carros alegóricos transbordam sátira e humor em dias que trazem a população para as ruas. As primeiras serpentinas são atiradas no Carnaval das Escolas que se realiza a 1 de março, às 10h. Os festejos prosseguem nos dias 2 e 4 de março com os Bailes de Carnaval animados pelo grupo 'Cristais da Noite', na Sociedade Euterpe Alhandrense, a partir das 22h.

O já tradicional Corso de Carnaval sai à rua nas tardes de domingo e terça-feira (dias 3 e 5 de março), às 15h, naqueles que serão os momentos altos do fim de semana.

O Carnaval de Alhandra despede-se na noite de quarta-feira (6 de março), pelas 21h30, com o Cortejo de Enterro do Entrudo a partir da Zona Ribeirinha de Alhandra.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório