Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Cartilagem sintética já pode ser usada em qualquer parte do corpo

Os primeiros casos de utilização desta técnica ocorreram há dois anos. Pelo seu sucesso, o método evoluiu e é hoje utilizado em centenas de indivíduos.

Cartilagem sintética já pode ser usada em qualquer parte do corpo
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Avanços tecnológicos

A cartilagem é o ‘material’ do corpo humano que protege os ossos ao revestir a zona das articulações. Como descreve o Instituto Português de Reumatologia, “Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.”, mas quando há algum problema, que impede a renovação deste tecido, o mesmo desgasta-se e fica impedido de realizar a sua função, o que leva a problemas a nível ósseo.

Tal acontece aquando da idade adulta, mas pode também surgir noutros casos – falamos, por exemplo, da arterite, um problema que um cirurgião nova iorquino fez por combater ao criar uma cartilagem sintética que é implantada no próprio osso, facilitando todo o seu movimento que já era limitado pela falta de cartilagem.

Foi há dois anos que esta tecnologia foi apresentada e testada em alguns pacientes que, passados dois anos garantem os bons resultados da cirurgia, da qual recuperaram em cerca de dois dias, após o qual já andavam pelo seu próprio pé.

Do joelho para todo o corpo, a cartilagem sintética já conta com casos de sucesso suficientes para que seja usada em variados casos como solução contra os problemas de cartilagem. Para já, são cinco os espaços onde o tratamento é feito, mas espera-se que a técnica seja expandida a muitos mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório