Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Restaurante com três estrelas em Espanha e Berasategui atinge 10 estrelas

O chef basco Martín Berasategui aumentou hoje para dez o total de estrelas Michelin, ao ver distinguidos mais dois dos seus restaurantes em Espanha no Guia Michelin ibérico de 2019, que atribuiu três estrelas ao restaurante Daní García.

Restaurante com três estrelas em Espanha e Berasategui atinge 10 estrelas
Notícias ao Minuto

20:13 - 21/11/18 por Lusa

Lifestyle Estrela

As novidades foram anunciadas hoje à noite, na gala de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal de 2019, a decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, naquela que é a primeira vez que ocorre em Portugal, após nove cerimónias em diferentes cidades espanholas.

Em Espanha, a Michelin atribuiu três estrelas ('uma cozinha única, justifica a viagem') ao restaurante Daní Garcia, do chef com o mesmo nome, em Marbella (sul), totalizando 11 restaurantes com a distinção máxima, mantendo-se o número de 2018, já que, em outubro, Carme Ruscalleda encerrou o Sant Pau, em Barcelona, que sai assim da lista dos 'tri-estrelados' no país vizinho.

"Os inspetores do guia fizeram questão de destacar que Dani García obteve a mais alta distinção graças à sua forma única de reformular a cozinha andaluza numa nota contemporânea, fazendo com que cada elaboração narre uma história diferente, com base num produto que se conjuga com a tradição local", justifica a Michelin, sobre a atribuição das três estrelas a este restaurante da Andaluzia, o único da Península Ibérica que merece este galardão na edição do próximo ano.

Num comunicado distribuído esta noite, a empresa refere ainda que os inspetores "gostaram particularmente do jogo de contrastes, fiel à teoria do chef da 'cozinha contradição', assim como da montagem de boa parte dos seus pratos".

Na categoria de duas estrelas ('uma cozinha excecional, vale a pena o desvio'), são três as novidades no país vizinho: Cocina Hermanos Torres (Barcelona), El Molino de Urnániz (Urdaitz) e Ricard Camarena (Valência).

A primeira estrela ('cozinha de grande fineza, compensa parar') foi entregue a 22 restaurantes espanhóis, entre os quais o eMe Be Garrote (San Sebastián) e Oria (Barcelona), ambos de Martin Berasategui, com o guia a assinalar que este chef "incorpora dois estabelecimentos na sua espetacular lista de restaurantes com estrelas, chegando, deste modo, a dez estrelas Michelin".

Berasategui, que abriu recentemente o seu primeiro restaurante em Portugal (Fifty Seconds, em Lisboa), é o chef com mais estrelas em Espanha -- detinha, até agora, oito (três no restaurante com o seu nome, no País Basco; três no Lasarte, em Barcelona; e duas no M.B., em Tenerife).

Segundo o diretor do guia Espanha e Portugal, José Vallés, "este ano, a seleção chama a atenção para os novos estabelecimentos abertos por chefs já consagrados, que, através da sua experiência, os conduziram à distinção gastronómica".

Por outro lado, a Michelin salienta "o notável aumento de restaurantes com estrelas em Madrid" como "outro facto a destacar nesta edição", assinalando que "a diversidade é um dos sinais de identidade da cena gastronómica desta cidade".

Além disso, a empresa destaca "a aparição de novos enclaves de interesse gastronómico, como a Costa Branca, na província de Alicante, uma região que aposta na alta cozinha sem romper com a tradição".

Na edição de 2019, a Michelin elevou o Alma (Lisboa) às duas estrelas e atribuiu a primeira estrela a três restaurantes (A Cozinha, em Guimarães; G Pousada, em Bragança, e Midori, em Sintra).

Quanto a estrelas suprimidas na edição de 2019, apenas há novidades do lado espanhol: além das três estrelas do Sant Pau, devido ao encerramento do restaurante, há dois restaurantes que perdem as duas estrelas -- Dos Cielos (Barcelona), porque fechou, e El Club Allard, que desce para uma estrela. Dez restaurantes perdem a estrela que tinham, seis por encerramento ou mudança de local e os restantes por terem baixado a qualidade, na opinião dos inspetores.

No total, o guia de 2019 tem, no que diz respeito a Espanha, 1.447 restaurantes referenciados: 11 com três estrelas, 25 com duas e 170 com uma. Há 248 restaurantes Bib Gourmand (boa relação qualidade/preço), sendo 20 novos, e 879 com a distinção Prato Michelin, que designa uma 'cozinha de qualidade', dos quais 91 são entradas novas. Há ainda 672 hotéis e turismos rurais espanhóis no guia ibérico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório