Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Saiba como é que os casacos puffer podem pôr em risco a saúde dos miúdos

A regra é só uma: Tire sempre o casaco antes de sentar a criança no carro.

Saiba como é que os casacos puffer podem pôr em risco a saúde dos miúdos
Notícias ao Minuto

09:30 - 21/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Segurança infantil

Os casacos puffer voltaram a estar na moda. Depois de vários anos na sombra de tantos outros modelos, o casaco acolchoado regressou com toda a força, para adultos e crianças.

São impermeáveis e bastante eficazes contra o frio, mas usá-los em viagens de carro é uma má decisão, por mais frio que o carro esteja.

O problema surge nos casos de crianças que careçam de uma cadeira própria dado o seu tamanho e onde as fitas de segurança devem protegê-la de movimentos bruscos e possíveis embates. Ora, para que a criança fique segura mas não demasiado presa, importa que haja uma folga de cerca de um dedo, mas com os casacos puffer, tal não é possível pelo volume da peça, o que leva a que as fitas de segurança fiquem demasiado largas e caiam, deixando a criança desprotegida.

Quem o alerta é Jared Guhl que admitiu à 13Wham que achava que tais casacos pudessem ser uma proteção extra para as crianças em caso de embate. A sua opinião mudou quando se tornou bombeiro e se deparou com alguns casos de acidentes de carros em que as crianças sofreram bastantes lesões por falta de meios de segurança, já que embora estivessem presas na cadeira, o casaco em questão contrariou a suposta segurança.

De referir que, numa criança ou num bebé, a cabeça é bastante maior em proporção ao corpo do que no caso de um adulto e por isso as fitas de segurança são essenciais para evitar lesões e quebras no corpo, nomeadamente no pescoço. Além disso, sem esta segurança a probabilidade de a criança ser projetada do carro é bem maior, em caso de acidente.

Mesmo em viagens pequenas e por mais demorado que seja ter de despir e vestir o casaco aos mais novos todas as vezes que entra e sai do carro, o melhor será mesmo optar por este método de segurança. E se estiver muito frio no carro, garanta que tem uma manta com que o possa aquecer de todas as vezes em que estiver sem casaco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório