Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Temos cinco dicas para quem se estreia no mundo da meditação

Qualquer atividade nova a que nos propomos, ao início, parece difícil, mas tal não significa que, com as dicas certas, não se vá lá.

Temos cinco dicas para quem se estreia no mundo da meditação
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Mindfulness

A ideia é que se sinta bem consigo mesmo e que comece o dia calmo e completamente preparado para enfrentar qualquer situação com que se depare e que será mais fácil de o fazer se estiver completamente bem consigo mesmo.

A meditação tem este 'poder', e o bom é que existem várias especificações, todas elas livres de adaptações para o que faça mais sentido ao seu caso. Mas para que perceba o que funciona consigo, há que conhecer as bases.

Para tal, a Food Matters aponta as cinco dicas básicas a saber por todos os novos praticantes de medicação

Não existe 'meditação errada'

Como dissemos, depende de cada um. Ignore os julgamentos e foque-se em si. Se não se sente confortável ou continua tendo, não é porque está a meditar mal, mas sim porque ainda não encontrou a técnica mais indicada ao seu caso. Se a necessidade de meditar advêm de diferentes razões, também a forma de o fazer vai diferir.

A prática de meditação demora a ser implementada

O esforço depende de si próprio. Tal como com qualquer prática de treino ou rotina, é do hábito que advém a própria prática rotineira. Não espere sentir-se relaxado e com os benefícios da meditação quando apenas a pratica uma vez por semana e às pressas. Num momento em que a rotina parece cada vez mais acelerada, é  precisamente para a contrariar que a meditação aparece - dê-lhe tempo e invista em si.

Seja amigo dos seus pensamentos

Passa o dia a correr. Chegada a hora de meditar, aquele silêncio e calma parecem ideais para se pensar em tudo o que tem para fazer, tudo o que fez ou rever aquela reunião que teve de manhã. Durante a meditação é suposto que se abstraia de todos estes pensamentos, contudo, este é um caso bastante comum que acontece até aos mais experientes. Trabalhe a sua mente, com calma, aceite os pensamentos e concentre-se para os 'arrumar' durante a meditação.

É para todos, em qualquer lugar e a qualquer hora

Está de viagem, e depois? A meditação é um momento só seu e para o qual precisa, apenas do seu corpo. Poderá sentir necessidade de procurar um lugar mais calmo ou mais escuro, por exemplo, mas a meditação não se restringe de todo ao seu jardim ou quarto de cama. Mais: até os mais agitados e stressados devem experimentar a técnica, já que é adaptável a todos.

Há diferentes formas de meditar

No seguimento do ponto anterior, a meditação é para todos e por isso nunca será praticada da mesma forma por diferentes praticantes. Dese o pranayama à meditação mindfulness, resta-lhe encontrar aquela com que se identifica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório