Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Este popular comprimido expõe crianças a risco de asma

Crianças que tomam paracetamol nos primeiros dois anos de vida apresentam um maior risco de virem a sofrer de asma quando alcançam os 18 anos, revela um novo estudo.

Este popular comprimido expõe crianças a risco de asma
Notícias ao Minuto

08:00 - 17/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atenção

Aquela pesquisa apurou que a chance de contraírem a doença respiratória é ainda maior caso essas crianças apresentem um determinado perfil genético.

Os investigadores analisaram o historial médico de 620 crianças que foram seguidas desde o nascimento até aos 18 anos, todas elas tinham à partida um parente que sofria de asma.

Após o nascimento, uma enfermeira envolvida no estudo telefonou à família a cada quatro semanas, durante os primeiros 15 meses, e posteriormente aos 18 meses e aos dois anos de idade, para saber quantos dias nas semanas antecedentes a criança teria tomado paracetamol.

Ainda assim, os autores do estudo australiano salientaram que os dados apurados denotam uma ligação entre a toma de paracetamol e o aparecimento de asma, e não que a droga em si cause necessariamente aquela patologia pulmonar.

Os cientistas concluíram ainda que uma variante do gene GSTP1 – GSTP1 Ile/Ile está associado com quase o dobro do risco de desenvolvimento de asma.

Xin Dai, enfermeira e uma das investigadoras, disse: “Apurámos que as crianças com a variante do gene GSTP1 Ile/Ile apresentam um risco 1,8 vezes maior de desenvolverem asma quando atingem os 18 anos, por cada duplicar de dias aos quais foram expostas ao paracetamol, comparativamente a crianças que tiveram menos contacto com essa medicação”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório