É provavelmente por isso que os casos de Alzheimer continuam a aumentar

Diz o El Confidencial que a possível causa que agora se aponta pode mudar a forma como a doença é vista por muitos especialistas.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
23/07/2018 17:00 ‧ 23/07/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Demência

Porque o Alzheimer é uma doença cognitiva que ainda levanta muitas questões, a ciência ainda desconhece a sua origem, bem como o seu tratamento. Um estilo de vida mais saudável, onde está presente o exercício físico, parece ser benéfico na redução deste que é o tipo de demência mais comum, mas um estudo agora publicado na revista ‘Neurology’ aponta a pressão arterial como uma das principais causas de aumento do risco desta doença.

O estudo dirigido pela neurologista Zoe Arvanitakis não é o primeiro a sugerir tal hipótese, mas sim o primeiro a confirmar a teoria, graças a um estudo de caso que contou com uma amostra de 1300 indivíduos entre os 59 e os 102 anos de idade, a quem foi diagnosticado o cérebro.

Além do risco de Alzheimer, sabe-se que há mais casos de doenças com risco associado a uma pressão arterial elevada (por exemplo, enfartes) razão pela qual o caso é merecedor de mais estudos, assim como de um maior alerta para a necessidade de melhores hábitos alimentares, que é o primeiro passo a garantir uma pressão arterial saudável.

Em casos mais graves, há medicação que ajuda a controlar o problema, mas em todo o caso uma alimentação baixa em sal e com atenção aos condimentos utilizados bem como preferência por alimentos naturais aos processados, será o mais indicado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas