Cinco hábitos matinais que estão prejudicar (e muito) a sua saúde mental

As primeiras coisas que faz mal se levanta da cama podem ter influência na sua saúde mental. Existem hábitos matinais que podem estar a trazer consequências graves. Veja o que tem de mudar no seu dia a dia.

sono, dormir, homem

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
11/07/2025 08:09 ‧ há 4 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Saúde mental

Qual é a primeira coisa que faz assim que acorda? O melhor é ter cuidado uma vez que existem hábitos matinais que podem estar a prejudicar a sua saúde mental. Acabam por ser atos que parecem inofensivos, mas a verdade é que acabam por ter consequências preocupantes.

 

Ao 'website' Only My Health, o psicólogo Tonmoy Sharma revelou alguns dos hábitos diários que tem mal sai da cama e que podem ser prejudiciais. "Estes hábitos aparentemente inofensivos não só afetam a sua saúde física, como também podem desencadear ansiedade, diminuir a autoestima e deixá-lo emocionalmente esgotado", começa por dizer.

Assim, é preciso ter atenção e evitá-los de forma a conseguir uma melhor rotina para a sua saúde mental e física. Conheça os hábitos que estão a afetá-lo.

1- Mexer no telemóvel logo pela manhã

"A maioria das pessoas mexe no telemóvel assim que abre os olhos. No entanto, esta tarefa,aparentemente importante, leva os olhos da fase de repouso para uma fase de stress. A luz extra e o efeito das notícias de última hora pela manhã, pode contribuir para a fadiga ocular, mas também para sentimentos de angústia."

Leia Também: Nozes ou pistachos: Qual é melhor para a saúde? Dietistas respondem

Explica que quando acorda acaba por reagir ao exterior em vez de se concentrar nos seus próprios pensamentos. Acaba por ficar sobrecarregado, distraído e até desanimado.

Sugere que assim que acorde, aproveite os primeiros 30 minutos ou uma hora para fazer meditação, alongamentos, escrever um diário ou mesmo aproveitar um café ou o pequeno-almoço em silêncio. "Estas práticas permitem que consiga uma sensação de calma e proporcione um estado de espírito mais concentrado."

2- Não tomar o pequeno-almoço

"Evitar o pequeno-almoço ou consumir alimentos refinados e açucarados logo pela manhã não só prejudica o corpo, como também afeta de forma negativa o humor e a capacidade de pensar com clareza. Uma alimentação inadequada pode resultar num baixo nível de açúcar no sangue, o que afeta os níveis de energia, a concentração e o humor."

Diz que o cérebro precisa de alimentos nutritivos para conseguir controlar melhor o stress. Como alternativa, sugere que aposte num pequeno-almoço rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

3- Não ter uma rotina consistente

"Acordar tarde, evitar o pequeno-almoço e ter manhãs apressadas pode levar a níveis de cortisol e a um estado mais reativo." Sugere que programe o despertador para 20 ou 30 minutos mais cedo do que o habitual para conseguir ter manhãs mais calmas e tempo para tudo.

4- Pensamentos negativos

"Pensar que está atrasado e que será um dia horrível pode deixá-lo num estado ainda pior. Este tipo de pensamentos acaba por influenciar o seu humor." Deverá lembrar-se de conquistas menores pela manhã para conseguir mudar o seu estado de espírito.

5- Evitar a luz solar

"Passar a manhã ao telemóvel, sem receber luz do sol, pode deixar o corpo parado e reduzir os níveis de serotonina." Sugere que comece o dia com uma corrida de 10 minutos e alongamentos ao ar livre. "A luz do sol aumenta os níveis de serotonina e ajuda a manter-se mais concentrado."

Leia Também: Comprimidos para dormir: Uma nova esperança contra o Alzheimer?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas