Há quem nasça com muita flexibilidade e quem não tenha nenhuma. Porém, é algo que pode ser trabalhado e pode aumentar, através da prática e consistência.
Alongar regularmente os músculos aumenta a amplitude de movimento das articulações, reduzindo o risco de lesões futuras.
A nível mental, as endorfinas libertadas por uma sessão de alongamentos estão associadas ao aumento da concentração e da calma.
O ioga é sem dúvida uma prática muito eficaz no que toca ao aumento da flexibilidade. Mas, talvez já se tenha perguntado sobre quantas vezes deve praticar semanalmente para atingir esse objetivo.
Com uma a duas vezes por semana, "a maioria sentirá mudanças nos isquiotibiais, nas panturrilhas, nas ancas e na zona lombar, e até na sensação de que as poses torcidas são menos cansativas para a parte superior das costas e para a respiração", explica a professora de ioga Michelle Porter, citada pelo site Parade.
Leia Também: Quer perder peso em pouco tempo? Estas nove dicas são perfeitas
A chave é manter a consistência e dar tempo ao corpo para se adaptar. Os alongamentos exercem pressão sobre os músculos, tal como outros tipos de exercício físico. Por isso, não fique desmotivado se se sentir dorido nos dias seguintes, enquanto o corpo não se tiver adaptado.
"O relaxamento consciente dos músculos é fundamental para aumentar a flexibilidade", refere Timothy Burgin, professor de ioga e fundador do Yoga Basics. "Os principiantes demoram algum tempo a dominar a respiração diafragmática profunda do ioga e a concentração mental necessária para permitir que o sistema nervoso deixe de manter os músculos num estado contraído."
À medida que se for sentindo mais confortável com as posturas, e tiver mais flexibilidade, pode aumentar para quatro ou cinco sessões de ioga por semana. Quanto mais praticar, melhor. Porém, se não tiver tempo, Burgin recomenda que mantenha a regularidade de uma ou duas sessões semanais.
Se, por outro lado, o seu foco é na redução de stress, também uma a duas sessões de ioga por semana serão indicadas.
Mas, atenção, se os seu níveis de stress são demasiado altos, mas tiver tempo livre, considere praticar entre três a cinco vezes por semana.
Leia Também: Comer mais frutas e vegetais pode ser o segredo para dormir melhor
Independentemente do número de aulas, a flexibilidade não irá aumentar de um momento para o outro. De acordo com Porter, com consistência, a maior parte dos praticantes começa a ver resultados após três a quatro semanas de sessões regulares. Porém, o estilo de ioga que pratica fará diferença.
"Em estilos como o Bikram, hot power vinyasa, Ashtanga ou Baptiste, que têm uma sequência consistente e espaço para avançar, é possível fazer progressos significativos."
Além da flexibilidade, o ioga tem um impacto positivo na saúde mental, e ajuda a reduzir o stress e a pressão arterial. Isto porque o ioga ajuda a baixar o cortisol, a hormona do stress, e ajuda a aumentar a produção de químicos no cérebro que regulam o humor.
Leia Também: Esta é a melhor postura de ioga para quem quer perder peso