Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Estas seis dicas vão garantir que cada treino vale (ainda mais) a pena

Diversos são os benefícios do exercício físico. Mas com ‘valer a pena’ referimo-nos à perda de peso.

Estas seis dicas vão garantir que cada treino vale (ainda mais) a pena
Notícias ao Minuto

10:30 - 17/07/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Perda de peso

Na grande maioria dos casos em que o objetivo é perda de peso, exercícios de cardio são os mais aconselhados. Entre estes, a corrida surge na fila da frente, infelizmente para muitos que a praticam por obrigação.

É principalmente para estes que as dicas partilhadas do El Confidencial são dedicadas. Baseiam-se em simples formas de tornar o treino mais eficaz, ao preparar o corpo para o exercício a que será (ou foi) exposto.

Mais calorias perdidas do que ingeridas

Não há como fugir à ‘mágica fórmula’. Para perder peso é imprescindível que gaste mais calorias do que aquelas do que ingere, por isso, e mantendo uma alimentação completa e saudável, importa manter uma rotina de treino completa – de pouco lhe vale um treino por semana quando o objetivo é perder peso.

Opte pelo treino ao ar livre

Em vez do ambiente fechado no ginásio, o treino ao ar livre garante um aumento de vitalidade e força graças ao maior aporte de oxigénio para as células. Além disso, e se lhe for possível, treinara na areia ou na relva será ainda mais benéfico do que fazê-lo no cimento, pois o chão sem aderência obriga a um maior esforço.

Inicie o treino com trabalho de força

Se dedicar cinco a dez minutos para treino com pesos antes dos exercícios de cardio, garante o aquecimento dos músculos que se preparam para o treino que se segue, garantindo um acréscimo de calorias gastas entre 50 a 150 calorias extras, dependendo da intensidade do cardio.

Evite os hidratos antes do treino

A dica é tão mais válida nos treinos matinais, para quem resulta treinar em jejum. Desta forma, garante que o corpo utiliza a gordura acumulada como fonte de energia, pois as reservas de glicogéneo esgotam-se rapidamente. A publicação espanhola aconselha o aporte de entre 10 a 20 gramas de proteína, como forma de garantir que não perde a massa muscular.

Não descure dos dias de descanso

Treinar sem parar não é opção, nem tão pouco os treinos bidiários, a não ser que seja um atleta profissional de alta competição. O dia de descanso é tão essencial quanto os treinos, já que é na recuperação que o músculo se constrói. Pode-se também falar em descanso no próprio treino, já que intercalar períodos de treino intenso com outros mais leves, de recuperação, é uma forma de garantir uma queima máxima de gordura.

De mais a menos

Comum é a ideia de que o treino deve começar mais lentamente, aumentando gradualmente a intensidade. Contudo, para uma perda de peso mais eficaz, deve começar com os exercícios de maior intensidade e ir baixando o ritmo – assim a perda de gordura será maior.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório