Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 33º

Implemente estes hábitos na sua rotina para manter o coração saudável

Para manter o bom funcionamento do coração, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia defende que "há cinco cuidados que devemos adotar para melhorar a saúde cardiovascular".

Implemente estes hábitos na sua rotina para manter o coração saudável
Notícias ao Minuto

18:43 - 08/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde cardiovascular

Estima-se que, pelo menos, 64 milhões de pessoas no mundo vivam com insuficiência cardíaca. Em Portugal, esta doença grave, progressiva e incurável,  afeta cerca de 4% da população e prevê-se que venha a aumentar entre 50 a 70% até 2030.

Por isso, e a propósito do Mês do Coração, a campanha 'O lugar do coração é em casa' relembra a importância de sensibilizar a população para as doenças cardiovasculares, nomeadamente para a insuficiência cardíaca que, segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), afeta mais de 700 mil portugueses com idade superior a 50 anos.

Para manter o bom funcionamento do coração, a SPC defende que "há cinco cuidados que devemos adotar para melhorar a saúde cardiovascular". A saber:

Leia Também: Cancro. Especialista indica alimento a evitar (e que quase todos comemos)

1- Ter uma alimentação saudável pode ajudar a aliviar os sintomas e a travar o agravamento da insuficiência cardíaca. Álcool, sal e gorduras devem ser evitados. Já os vegetais, a fruta, a fibra, os laticínios com pouca gordura, a carne magra e o peixe são fundamentais na sua dieta, para que o corpo tenha os nutrientes necessários;

2- Praticar exercício físico com regularidade é um hábito que deve fazer parte da sua rotina. O corpo precisa de atividade e incluir a realização de uma caminhada no seu dia a dia pode fazer a diferença. Mesmo as pessoas que vivem com insuficiência cardíaca devem praticar exercício físico ligeiro para aliviar os sintomas e manter o seu bem-estar;

Leia Também: Desta é que é! Eis os cinco melhores alimentos para ganhar massa muscular

3- Controlar o peso é um fator essencial. A insuficiência cardíaca está geralmente associada a alterações súbitas no peso que podem indicar alterações no estado de saúde. Por isso, é necessário estar atento ao seu peso de forma a mantê-lo regular e nos valores indicados de acordo com a sua altura e massa corporal;

4- Deixar de fumar vai trazer muitos benefícios para a sua saúde. Tal acontece, porque os fumadores têm um maior risco cardiovascular e o tabaco pode agravar lesões existentes no músculo cardíaco, o que leva a que seja ainda mais difícil para o coração transportar o sangue para todas as partes do corpo;

Leia Também: O que acontece ao seu corpo quando come laranja todos os dias

5- O apoio social e emocional é fundamental. A família e os amigos têm um papel chave no que diz respeito a ajudar a cumprir o plano de tratamento e até mesmo motivar as mudanças no estilo de vida. Além disso, os contactos sociais são importantes para reduzir o stress e a ansiedade, bem como criar uma rede de suporte.

Para quem vive com insuficiência cardíaca, o coração não parou, mas também não consegue manter o esforço necessário para bombear adequadamente o sangue para todas as partes do corpo. Existem opções de tratamento disponíveis que, aliadas a um estilo de vida mais saudável tendo por base os cuidados referidos acima, contribuem para uma melhor gestão da doença e qualidade de vida dos doentes.

Leia Também: Um dos anti-inflamatórios mais poderosos pode já estar na sua cozinha

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório