Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Quanto mais nova a mulher, "maior a associação entre peso e cancro"

Apesar de a obesidade ser um potencial risco para o desenvolvimento de cancro, aponta-se que as mulheres mais magras contam com quatro vezes mais risco de contrair a doença, em específico cancro da mama

Quanto mais nova a mulher, "maior a associação entre peso e cancro"
Notícias ao Minuto

21:30 - 25/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Oncologia

Obesidade é a doença do século. A má alimentação e sedentarismo tão comuns na atualidade levam, entre inúmeros outros problemas, à possibilidade de vários tipos de cancro, como o do cólon-retal, do endométrio, esófago, vesícula biliar, rins, mama, e muitos outros.

A especificar o risco de cancro da mama, o Institute of Cancer Research, de Londres, refere que no caso de mulheres com menos de 54 anos de idade, o risco de desenvolver tumores cancerígenos na mama é maior em mulheres mais magras, já no caso de mulheres com mais de 54 anos, a que se relaciona a menopausa, o risco inverte-se sendo superior em mulheres com excesso de peso.

Os resultados advêm da análise de dados de uma amostra de mais de 750.000 mulheres, cujo estado de saúde foi acompanhado por nove anos, dos quais não resultou ainda uma justificação para esta tendência. Serão pois necessários mais estudos para se perceber o porquê deste efeito em mulheres mais novas.

Ainda assim, mantém-se a necessidade de encorajar todas as mulheres manterem uma alimentação saudável, pois sabe-se à partida que o excesso de peso não é, em nenhum caso, visto como meio de proteção contra o cancro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório