Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

É assim que se cozinha arroz integral, não erre mais

O arroz é um alimento versátil e que completa qualquer refeição. E a versão integral deste grão só traz vantagens adicionais para a saúde, mas será que o sabe cozinhar?

É assim que se cozinha arroz integral, não erre mais
Notícias ao Minuto

18:00 - 24/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mistério

O arroz integral consegue preservar mais nutrientes e ainda auxilia no processo do emagrecimento. Todavia, há quem diga que cozinhar este tipo de arroz é mais difícil e que nem sempre fica na textura desejada.

Se é uma dessas pessoas, então aprenda a preparar um arroz integral solto e macio. Basta seguir estas dicas.

Dica 1: deixe o arroz de molho

Deixe-o de molho entre seis a oito horas antes do preparar. Este método permite que as enzimas, os lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de seis horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos.

A simples prática de deixar o arroz de molho por um período de tempo significativo antes de os consumir irá aumentar enormemente os seus benefícios nutricionais, predispondo à produção de inúmeras enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta, por sua vez, as quantidades de vitaminas disponíveis no preparado final, especialmente do complexo B.

Dica 2: diga não aos refogados

Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos. Ou seja, evitar que o amido saia e o arroz se assemelhe a uma papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, tal não é necessário, pelo contrário, o refogado faz com que não cozinhe de todo.

Dica 3: o arroz por último

Fazer arroz integral, é muito simples, acredite! Refogue a cebola e o alho normalmente, e acrescente a água com temperos (ervas e sal) – o arroz só entra depois.

O arroz deverá cozinhar durante 25 minutos - delicie-se e beneficie deste alimento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório