Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

É por este motivo que se ganha peso quando se deixa de fumar...

A descoberta de uma nova célula gorda, poderá explicar a conexão entre deixar de fumar e o consequente ganho de peso, e levar ainda à criação de tratamentos inovadores para o tratamento da obesidade.

É por este motivo que se ganha peso quando se deixa de fumar...

Num estudo recente conduzido pela Universidade do Michigan, um grupo de investigadores explorou a função de uma nova célula gorda recém descoberta, denominada de: termogénica ou célula gorda bege.

A professora Jun Wu e líder do estudo, já se tinha deparado com as ditas células beges em pesquisas anteriores.

Estes organismos são conhecidos por queimarem energia quando são ativados através do processo de termogénese, que ocorre quando o corpo produz calor.

De modo a apurarem como as células beges funcionam, Wu e a sua equipa investigaram a gordura bege que já tinha sido ativada.

Os dados apurados, publicados no periódico Nature Medicine, destacaram uma molécula que foi detetada na gordura bege dos ratos e também dos humanos, designada de CHRNA2 (recetor colinérgico de nicotina alfa 2), uma proteína que tem um papel central no processo de termogénese.

A CHRNA2 cuja função é de armazenar energia ao invés de a queimar, foi detetada na gordura branca dos ratos e novamente dos humanos. Mais ainda a CHRNA2 também é conhecida por regular a dependência de nicotina no cérebro.

Como tal, os resultados da investigação inovadora poderão ajudar a entender o porquê de quem deixa de fumar estar mais propenso a ganhar peso, tendo em conta que já foi provado que a nicotina presente nos cigarros suprime o apetite dos fumadores.

Wu alertou que esta pesquisa não tem o intuito de encorajar ninguém a fumar, de modo a evitar um potencial aumento de peso, mas sim a ajudar quem sofre de obesidade ou de outras desordens metabólicas.

“Entendermos como funciona a CHRNA2 é fundamental para elaborarmos terapias novas e mais eficazes, sem efeitos secundários prejudiciais, que atuem na saúde geral dos indivíduos que sofrem de excesso de peso”, sublinhou Wu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório