Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Com que frequência se deve pesar?

Na ânsia de se conseguir atingir um certo objetivo de peso, as idas à balança aumentam. Será saudável e benéfico este controlo?

Com que frequência se deve pesar?
Notícias ao Minuto

23:30 - 05/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Perda de Peso

O verão está aí, mas o peso que queria atingir ainda está longe. Estreitam-se as regras e deixam-se de lado as desculpas para faltar ao ginásio. Até aí tudo bem, desde que se mantenha uma rotina saudável e que não prejudique o corpo sendo que, também a ‘busca’ pelo corpo ‘perfeito’ não é saudável.

Ainda assim, não há como negar que o desejo de se conseguir tonificar o corpo ou perder alguns quilos é comum a muitas (e muitos também). Nesta fase, é comum as espreitadelas constantes aos números da balança, um aspeto a que não se deve dar tanta importância e que os especialistas apontam como pouco relevante já que o peso varia ao longo do dia além de que o músculo pesa mais que a massa gorda, logo, focar-se no seu peso, apenas, é muito vago e não tem em consideração outros importantes factores.

Ainda assim, um estudo publicado no ‘Internacional Journal of Obesity’ aponta que a prática de ‘controlar’ o peso através da balança não deve ser excluído de todo da sua rotina.

Com base na observação do caso de 148 mulheres que estavam a perder peso, durante um ano, concluiu-se que aquelas que esperavam mais tempo entre as idas à balança, tendiam a ganhar mais peso, por outro lado, as que mantinham uma rotina frequente, não só perderam peso com maior sucesso, como mantiveram o baixo peso atingido. Notou-se também que os casos de maior sucesso eram aqueles em que a rotina não era visto como algo imprescindível, ou seja, os casos em que, em média, as mulheres se pesavam diariamente mas não o fazia de forma demasiado restrita, apenas um controlo saudável que ajuda a controlar os hábitos alimentares e aquilo que se pratica durante o dia, com o objetivo de perda de peso.

Ainda assim, importa ter consciência da normal oscilação de peso e tudo o que o mesmo indica. Só desta forma o registo (quase) diário do peso será visto como algo normal e não que crie demasiada pressão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório