Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Woody Allen: Guiões antigos revelam obsessão por adolescentes

Um jornalista do The Washington Post teve acesso a textos do cineasta mantidos em segredo durante décadas.

Woody Allen: Guiões antigos revelam obsessão por adolescentes

"Li notas privadas do Woody Allen guardadas durante décadas. Ele era obcecado por adolescentes", foram as palavras de Richard Morgan para intitular uma reportagem publicada esta quinta-feira, dia 4, no The Washington Post.

Depois das recentes polémicas que envolvem o nome do cineasta - nomeadamente o escândalo em que a filha adotiva o acusa de abuso sexual - vem agora a público o veredito do jornalista norte-americano após o acesso exclusivo a guiões antigos de Woody, guardados durante décadas na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Num dos rascunhos que nunca chegaram a concretizar-se em obras, encontra-se o filme ‘The Filmmaker’ (O Realizador), escrito na década de 1960 e deixado inacabado. O texto conta a história de um homem cujo nome era Allen - a causa estará associada às tendências autobiográficas da época - e que, apesar de estar noivo de uma mulher mais velha, apaixona-se por uma jovem.

Richard dá a conhecer um lado negro e obscuro das tramas de Woody Allen, acusando-as de serem repetitivas e machistas. "Do início ao fim, os arquivos de Allen pintam o machismo repetitivo. O Allen, que foi nomeado para 24 Óscares, nunca precisou de uma ideia além daquela básica que premeia todos os seus filmes: O homem cheio de desejo e a sua jovem conquista".

A obsessão do realizador por jovens adolescentes acaba por se tornar o tema central de toda a crítica e de todos os textos encontrados, assegura o jornalista.

"Toda a arte é, em parte, autobiográfica - vem de dentro da mente de alguém, da sua alma. O arquivo do Allen mostra o que está dentro dele", remata.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório