Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2018
Tempo
32º
MIN 31º MÁX 33º

Edição

Consumo dos portugueses é mais consciente, mas estilo de vida mantém-se

O Índice Nacional do Consumo Consciente recuperou ligeiramente no ano passado, o que mostra que os portugueses estão mais conscientes das preocupações ambientais na hora de fazerem as suas compras.

Consumo dos portugueses é mais consciente, mas estilo de vida mantém-se
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/03/18 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Compras

Os portugueses estão mais preocupados com o ambiente, mas o estilo de vida ainda não mudou. Estas são as conclusões de um estudo apresentado, esta quinta-feira, pelo Observatório do Consumo Consciente em Portugal.

De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os portugueses têm mais preocupações ambientais (comparativamente à anterior edição deste estudo), mas ainda não estão dispostos a pagar taxas ambientais. 

O mesmo acontece no setor dos transportes, uma vez que os portugueses utilizam pouco os transportes públicos, mas aumentaram as boleias.

Segundo o estudo, cerca de 28,6% dos portugueses compra alimentação biológica e 74,1% adquire alimentos produzidos em Portugal. É ainda destacada a redução do consumo de água engarrafada e o aumento das compras de equipamentos eficientes.

Notícias ao MinutoÍndice Nacional do Consumo Consciente recuperou em 2017.© Observatorio do Consumo Consciente

Isto significa que há "uma ligeira recuperação no consumo consciente dos portugueses em 2017, que veem a necessidade de redução e de mudança de comportamentos e de estilo de consumo, mas ainda não adoptaram de forma generalizada um estilo de vida sustentável". 

Este estudo baseia-se em indicadores obtidos através de um inquérito realizado a uma amostra representativa da população portuguesa continental. Através dos dados é possível avaliar o nível de atitudes ambientais e o nível de comportamento sustentável dos portugueses, diz o estudo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório