Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhadores da EMEF saem à rua para defender postos de trabalho

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) cumprem esta terça-feira um dia de greve e vão manifestar-se em Lisboa, em defesa dos postos de trabalho e contra a precariedade.

Trabalhadores da EMEF saem à rua para defender postos de trabalho
Notícias ao Minuto

16:17 - 19/02/18 por Lusa

Economia Manifestação

"Na defesa da EMEF, dos postos de trabalho, dos interesses do país e do caminho-de-ferro público e na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, os dirigentes, delegados sindicais e membros da comissão de trabalhadores (...) decidiram marcar uma greve durante todo o período de trabalho, no dia 20 de fevereiro de 2018", indicou, em comunicado, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF).

No mesmo dia, realiza-se uma manifestação nacional, em Lisboa, com concentração às 10h30 na estação de Entrecampos, com posterior deslocação ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, de acordo com a mesma fonte.

Segundo o sindicato, em causa está também o regresso da EMEF à CP -- Comboios de Portugal.

"Não há nenhum impedimento legal que [proíba] o retorno da EMEF à CP e que possa continuar a trabalhar para outras empresas, tudo depende da vontade política, que não existe", acrescentou o sindicato afeto à CGTP.

Segundo o SNTSF, a EMEF é uma empresa "com futuro", desde que se proceda a um conjunto de medidas com vista a dotar a empresa de meios, através do recrutamento dos trabalhadores necessários "para suprimir as faltas existentes" e permitir o "rejuvenescimento dos efetivos".

Em 01 de fevereiro, José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), em declarações à Lusa, sublinhou que na base do protesto está o "processo de transformação da EMEF em várias empresas", existindo ainda questões ligadas "à contratação coletiva".

José Manuel Oliveira disse ainda, na altura, que os sindicatos têm apelidado o processo de transformação como uma "privatização parcial da empresa".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório