Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Feira de Emprego abre novas portas à comunidade portuguesa em Toronto

Abrir outras portas à comunidade portuguesa no Canadá no mercado de trabalho, além dos setores da construção e da limpeza, foi o objetivo de uma Feira de Emprego, realizada sábado, em Toronto, por uma associação portuguesa.

Feira de Emprego abre novas portas à comunidade portuguesa em Toronto
Notícias ao Minuto

04:19 - 11/02/18 por Lusa

Economia Canadá

Promovida pelo First Portuguese Canadian Cultural Centre, em Toronto, uma das associações portuguesas mais antigas do Canadá (62 anos), a iniciativa foi financiada pelo governo do Ontário, através do projeto 'Abrir Caminho'. 

"Infelizmente uma das queixas que recebemos [na First Portuguese] é de que só há vagas para a construção e limpeza para quem fala pouco inglês, ou fala apenas português. Queríamos dar mais oportunidades à nossa comunidade, abrir-lhes as portas", disse à agência Lusa Diana Couto, a presidente do First Portuguese, durante o evento.

O forte nevão que se fez sentir na região de Toronto foi um dos principais problemas para que a adesão à feira "não fosse maior", mas o principal objetivo "foi cumprido".

"Quisemos meter em contacto os empregadores e os candidatos que se encontram à procura de emprego, principalmente a comunidade portuguesa que mais se faz representar na zona do bairro da Davenport", sublinhou a dirigente.

Das várias empresas representadas no certame, desde escritórios de advogados, empresas de trabalho temporário, participaram ainda representantes dos setores da construção e da limpeza, empresas da "confiança" dos promotores.

O Banco de Montreal (BMO) também marcou presença com elementos da filial do Little Portugal, da Dundas Street West.

"O BMO está sempre à procura de pessoas que sejam uma mais valia para a empresa. A nossa comunidade é muito relevante em Toronto e qualquer língua é uma mais valia para a nossa empresa", afirmou Hugo Levita, o gerente da filial.

A instituição financeira canadiana mais antiga do país está a disponibilizar vagas para os seus quadros de novos gestores de conta, elementos de atendimento ao balcão, entre outras áreas.

A agente imobiliária de Oeiras (Lisboa) Ilda Casimiro, regressou ao Canadá no verão de 2016, após sete anos em Toronto, há mais de duas décadas.

"Continuo à espera de encontrar um trabalho como recepcionista ou até mesmo atendimento ao balcão. É preciso ter um pensamento positivo, até já tive aulas de inglês. Agora é esperar", declarou.

Por sua vez, Cláudia Tanoeiro, de 36 anos, no Canadá há seis anos, proveniente de Aljubarrota (distrito de Leiria), está atualmente a operar na área da restauração, e considerou que o certame foi bastante "informativo".

"Em Portugal era recepcionista e operei nos recursos humanos. Queria algo nesta área, no entanto reconheço que a língua é a principal barreira, e é mais complicado. Recolhi aqui alguma informação importante e agora vou analisar", disse.

A comunidade brasileira tem crescido bastante nos últimos anos em Toronto, principalmente no bairro da Davenport, onde está localizado o First Portuguese.

Há 10 meses no Canadá, Juliana Teixeira, uma psicóloga de 36 anos, natural de Minas Gerais (Brasil), analisou "algumas hipóteses", sendo que no final de fevereiro deverá receber o visto de trabalho.

"Acredito que vou conseguir oportunidades de trabalho e entrar no mercado de Toronto. Quero melhorar o meu inglês e no futuro talvez consiga a minha área, mas até lá ainda tenho muitos caminhos a trilhar", frisou a psicóloga.

Apesar de já estar no Canadá há 32 anos, Valquíria da Silva, de 50 anos, uma dona de casa e empregada de limpeza, natural do Sul de Minas Gerais (Brasil), pretende "melhorar o salário".

"Desde que cheguei ao Canadá, trabalho na limpeza. Geralmente ganhamos cerca de 14 a 16 dólares canadianos à hora (9 a 10,3 euros). Vim ver se havia alguma coisa que me interessava", concluiu a mulher.

Existem no Canadá mais de 420 mil portugueses e lusodescendentes, cerca de 70% residem no Ontário, a maioria na Grande Área de Toronto (dados do recenseamento), quando a brasileiros, o ministério dos Negócios Estrangeiros (Itamaraty) calcula que existam cerca de 36,6 mil, dados que não contabilizam os residentes temporários que aguardam pelo visto definitivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório