Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bancos portugueses recuperam mas crédito malparado continua a pressionar

Os bancos portugueses continuam pressionados pelo crédito malparado, embora o crescimento económico do país esteja a apoiar a recuperação do setor, segundo Josu Fobu, o diretor da agência de 'rating' Fitch responsável pelo setor financeiro.

Bancos portugueses recuperam mas crédito malparado continua a pressionar
Notícias ao Minuto

12:50 - 18/01/18 por Lusa

Economia Fitch

"Na banca portuguesa há desenvolvimentos positivos, mas ainda há desafios", afirmou Josu Fobu na conferência 'Perspetivas de Crédito 2018' da Fitch, que decorreu esta manhã em Lisboa.

Pelo lado positivo, o responsável da agência de 'rating' destacou o crescimento económico, com a Fitch a estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) português tenha crescido 2,6% em 2017, antevendo, no entanto, um abrandamento no próximo ano.

Em oposição, a exposição ao crédito malparado, que continua a consumir uma quantidade de capital elevada aos bancos, é um "grande desafio" que deve ser resolvido, para abrir "espaço de manobra" ao setor.

Ainda assim, a Fitch espera uma melhoria do perfil de crédito dos bancos portugueses, segundo um relatório que divulgou no início do ano.

Recorde-se que, no final de dezembro, depois de ter melhorado o 'rating' de Portugal, a Fitch subiu a notação do Santander Totta e do Montepio Geral, mantendo as notações do BCP e CGD, embora tenha melhorado a perspetiva destes bancos de 'estável' para 'positiva'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório