Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Seca: Governo rejeita subida de preços e prevê aumento das exportações

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, afirmou, em entrevista à Lusa, que a seca não vai interferir, de uma forma geral, nos preços dos produtos e apontou que as exportações tenderão a aumentar.

Seca: Governo rejeita subida de preços e prevê aumento das exportações
Notícias ao Minuto

06:05 - 25/11/17 por Lusa

Economia Capoulas Santos

"Estamos a sair de um ano agrícola onde houve excesso da oferta, portanto, não me parece que haja, no imediato, razões que justifiquem o aumento do preço dos produtos. Poderá acontecer pontualmente, por exemplo no queijo da serra, [porque] houve [nos incêndios] uma mortalidade elevada das ovelhas que produzem o leite com o qual se faz o queijo", referiu.

Sustentando-se nas previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE) para outubro de 2017, o ministro acrescenta que "as exportações tenderão a aumentar porque houve mais produção do que aquilo do que era esperado", portanto, não haverá "grandes consequências na balança comercial".

Capoulas Santos referiu que, na pecuária, é provável que se verifique uma redução dos preços, tendo em conta que têm sido abatidos mais animais do que o "normal".

"Sobretudo se a chuva, como é normal, vier e os pastos começarem a brotar nos campos, creio que a situação, rapidamente, normalizará, sem que isso se traduza num aumento, substancial, dos preços", sublinha.

No entanto, o governante refere que o facto de Portugal integrar um mercado aberto, possibilitará que "em alguns produtos em que possa haver baixa de produção", possam ser importados, "sem que isso signifique o aumento dos preços".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório