Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Plataforma 'online' permite gerir e comparar consumo de energia

A Coopérnico, primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis, lançou hoje uma plataforma 'online' que ajuda a gerir os consumos e a compará-los com utilizadores nas mesmas circunstâncias, visando poupar e reduzir a pegada ecológica.

Plataforma 'online' permite gerir e comparar consumo de energia
Notícias ao Minuto

18:20 - 15/11/17 por Lusa

Economia Poupança

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da direção da Coopérnico, Nuno Brito Jorge, explicou que a plataforma gratuita e disponível para qualquer consumidor "tem como objetivo ajudar as pessoas, em primeiro lugar, a conhecer os seus consumos, e em segundo lugar a melhorar os seus desempenhos energéticos".

"Desde que criámos a Coopérnico, em 2013, que já tínhamos este de objetivo de não ser só energias renováveis, mas também [ajudar a] reduzir o consumo e a pegada ecológica e promover a poupança", acrescentou.

Em causa está a plataforma ID Energia, que possibilita que cada utilizador registe os seus consumos de eletricidade, gás, de biomassa (lenha e pallets), de gasolina e gasóleo (automóvel) e de água, inscrevendo os valores que aparecem nas faturas.

De acordo com Nuno Brito Jorge, o 'site' - disponível em https://www.idenergia.pt/ - também é útil "para alguém que queira manter uma boa contabilidade do que está a gastar e perceber onde é que está a gastar mais e, sobretudo, [...] poder comparar-se com os seus pares".

Esta comparação poderá ser feita em relação a "pessoas que estão na mesma circunstância ou zona geográfica", por exemplo, entre famílias com três filhos, apontou.

Já os clientes da Coopérnico "vão ter lá os seus consumos carregados automaticamente", sem ter de fazer o seu registo manualmente, referiu o responsável.

A ID Energia estará também interligada com fornecedores de equipamentos, através dos quais "a plataforma vai, em tempo real, buscar os dados", adiantou.

Esta plataforma foi, originalmente, desenvolvida por uma cooperativa de energia belga, estando agora adaptada aos consumidores portugueses, no âmbito do projeto europeu REScoop, que agrega várias cooperativas europeias.

Questionado sobre o investimento da Coopérnico neste projeto, Nuno Brito Jorge falou num total de 3.500 euros em licenças e logística.

"Tudo o resto é cofinanciado pela União Europeia em horas de trabalho, não temos a quantificação específica", precisou.

O presidente da Coopérnico disse ainda ser "difícil quantificar poupança" que os utilizadores terão com a utilização da plataforma, mas aludiu a um recente estudo que demonstrou que os consumidores integrados numa cooperativa de energia conseguem uma poupança média de cerca de 20% face aos restantes.

A cooperativa lança esta plataforma também a propósito do seu quarto aniversário.

Nestes quatro anos de atividade, os seus mais de 790 membros investiram 727.500 euros em produção de energia renovável em 14 centrais fotovoltaicas em todo o país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório