Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cooperação portuguesa formou militares cabo-verdianos em segurança

As Forças Armadas de Cabo Verde contam, a partir de hoje, com mais um grupo de militares especializados em segurança de altas entidades, formados no segundo curso de defesa pessoal promovido em parceria com a cooperação portuguesa.

Cooperação portuguesa formou militares cabo-verdianos em segurança
Notícias ao Minuto

14:54 - 10/11/17 por Lusa

Economia Defesa

O curso, que hoje terminou com a entrega dos diplomas aos 13 militares, no quartel de Achada Limpa, na cidade da Praia, durou de sete semanas e foi ministrado por dois instrutores do Regimento de Lanceiros II, do Exército Português.

O curso incluiu formação em técnicas de proteção e segurança, planeamento, socorrismo, condução, legislação e educação física.

No final, foi realizado um simulacro para testar os conhecimentos adquiridos.

O coronel Jocelino Rodrigues, da cooperação militar portuguesa, explicou que em Portugal os militares com estas capacidades têm sido utilizados em situações de risco "dentro de instalações, em tribunais militares ou quando entidades militares ou civis se deslocam a teatros de guerra", como o Iraque, Afeganistão ou República Centro-Africana, onde há forças portuguesas.

Para o responsável português, em Cabo Verde os militares poderão ser chamados a intervir na proteção a altas entidades em situações de "grande perigosidade em termos de ameaça" em deslocações ao estrangeiro ou a nível interno numa situação de "aumento considerável do risco".

O diretor do curso, Isaías Brito, sublinhou a importância da proteção pessoal e alertou para a "tendência natural para menosprezar aquilo que não se vê ou que raramente acontece ou que acontece somente em outros países".

O comandante da Guarda Nacional, tenente-coronel Sá Nogueira Miranda, que encerrou o curso em representação do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Anildo Morais, enalteceu o papel da cooperação militar portuguesa na formação dos militares cabo-verdianos.

Os 13 militares agora formados juntam-se aos 17 saídos da primeira formação nesta área, realizada em 2013, muitos dos quais integram já equipas de segurança a altas entidades cabo-verdianas.

O curso insere-se no programa de cooperação técnico-militar entre Portugal e Cabo Verde 2017-2021, assinado em fevereiro entre os dois países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório