Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

OE2018: Confederação do Turismo espera medidas de estímulo para empresas

O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, espera que o próximo Orçamento do Estado (OE) contenha medidas de estímulo ao crescimento das empresas portuguesas e, consequentemente, da economia nacional.

OE2018: Confederação do Turismo espera medidas de estímulo para empresas
Notícias ao Minuto

09:15 - 07/10/17 por Lusa

Economia Francisco Calheiros

"Entre estas, conta-se o necessário desagravamento da carga fiscal e a redução dos custos de contexto, que têm penalizado fortemente o tecido empresarial", disse o responsável em declarações à agência Lusa, a menos de uma semana da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) no parlamento.

No que diz respeito ao turismo em específico, a CTP espera que a proposta do Governo inclua "um aumento significativo de verbas para a promoção da atividade turística -- a gerir em articulação com as entidades privadas do turismo".

Espera ainda que a proposta inclua a dedutibilidade do IVA no segmento MICE (sigla em inglês para encontros, incentivos, conferências e exposições), que a CTP considera "importantíssima para a promoção de um desenvolvimento sustentável do turismo nacional".

Recentemente, o presidente da CTP defendeu a criação de um Ministério do Turismo, que libertasse o setor de constrangimentos e potenciasse a sua "capacidade de gerar emprego e riqueza".

O responsável destacou, na ocasião, a "importância de encontrar um novo modelo de 'governance' [governança] que não se limite à gestão do turismo enquanto atividade económica, mas que o liberte de constrangimentos e potencie toda a sua capacidade de gerar emprego e riqueza".

Para Francisco Calheiros, "o bom momento" que o turismo atravessa atualmente "não é um fenómeno passageiro", mas não deve ser tomado "como garantido", razão pela qual "há compromissos que têm que ser assumidos [e] há medidas por tomar para assegurar a competitividade e sustentabilidade do turismo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório