Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Cartões de multibanco aumentaram em mais de 1,5 milhões em seis meses

O número de cartões "multicaixa" (multibanco) ativos na rede interbancária angolana aumentou em mais de 1,5 milhões entre janeiro e junho, para um novo máximo histórico, segundo informação da empresa responsável pelo serviço.

Cartões de multibanco aumentaram em mais de 1,5 milhões em seis meses
Notícias ao Minuto

09:14 - 02/08/17 por Lusa

Economia Angola

De acordo com dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), compilados hoje pela Lusa, o número de cartões "multicaixa" - designação dos cartões da rede ATM angolana - em situação de válidos ascendia no final do ano passado a 4.563.067, dos quais 2.294.415 estavam ativos.

Estes números, que já representavam um máximo histórico, voltaram a aumentar no primeiro semestre de 2017, para 5.523.045 cartões válidos, dos quais 3.717.768 estavam em situação de ativos, sendo por isso utilizados regularmente.

Este crescimento acompanha uma tendência do Estado angolano e das empresas públicas e privadas de processamento de salários e outros pagamentos por transferência bancária e, em simultâneo, com a retirada de circulação de grandes quantidades de dinheiro físico, priorizando as operações eletrónicas.

"Temos de mudar a nossa forma de usar e de lidar com dinheiro. Nos outros países raramente se usa a nota e nós queremos andar com um milhão ou dois milhões de kwanzas num saco de notas. Temos de reduzir o uso de notas", admitiu recentemente o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe.

Em Angola, segundo a mesma informação da EMIS, existiam em funcionamento em junho último um total de 2.920 Caixas Automáticas, apenas mais nove face ao final de 2016.

Estavam ainda registados 64.841 Terminais de Pagamento Automático (TPA), que podem ser utilizados com os mesmos cartões "multicaixa" e em todo o tipo de comércios e serviços, emitidos pelos cerca de 25 bancos que operam no país, representando neste caso uma quebra abrupta de 2.655 terminais em seis meses.

A rede "multicaixa" angolana contabilizou, entre janeiro e junho, quase 70 milhões de transações, das quais 58,1 milhões foram levantamentos de dinheiro. Nos Terminais de Pagamento Automático, o total de transações ascendeu a 44,5 milhões, em operações de compras.

Em dezembro de 2010, segundo a EMIS, existiam apenas 765.702 cartões "multicaixa" ativos em Angola e no final de 2015 um total de 2.115.348.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório