Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

"Gostávamos que a Lone Star tivesse comprado o Novo Banco todo"

Durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados primeiro semestre, o presidente do Santander Totta queixou-se das elevadas responsabilidades dos bancos nacionais no processo de venda do Novo Banco.

"Gostávamos que a Lone Star tivesse comprado o Novo Banco todo"
Notícias ao Minuto

12:50 - 01/08/17 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Resultados

No final de um semestre em que o Santander Totta acumulou lucros de 229 milhões de euros, o presidente do banco português assumiu-se satisfeito, mas não esqueceu algumas questões relevantes para o futuro próximo. 

"Em relação ao crédito malparado não tenho novidades. O Santander Totta não foi às últimas reuniões", começou por dizer António Vieira Monteiro, antes de aprofundar um tema que afeta de forma direta as contas do Santander Totta: o Fundo de Resolução. 

Questionado sobre a obrigação dos bancos portugueses de reporem os capitais do Fundo de Resolução após o processo de venda do Novo Banco, Vieira Monteiro assume que o Santander desejava outra solução: "O que gostávamos é que a Lone Star tivesse comprado logo o banco todo e o Fundo de resolução não fosse sócio". 

"Gostaríamos que [as obrigações em relação ao Novo Banco] pesassem menos no fundo de Resolução."

A direção do Santander Totta revelou esta terça-feira que o banco fechou o primeiro semestre do ano com um lucro de 228,9 milhões de euros, uma subida de 16,7% face aos 196,2 milhões de euros de lucro registados entre janeiro e junho de 2016.

A margem financeira ascendeu a 338,4 milhões de euros no primeiro semestre, um recuo de 8,3% face aos primeiros seis meses do ano passado, consequência de "reajustamentos ocorridos na carteira de dívida pública".

Os depósitos, frisa ainda o Santander Totta, "totalizaram 27,6 mil milhões de euros, subindo 0,6% face a junho de 2016 e 1% face a março de 2017".

[Notícia atualizada às 12h55]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório