Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alemanha emite notas de zero euros. Não têm valor, mas custam dinheiro

O Banco Central Europeu (BCE) deu autorização ao governo alemão para fazer a emissão de notas de zero euros.

Alemanha emite notas de zero euros. Não têm valor, mas custam dinheiro
Notícias ao Minuto

22:18 - 28/06/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Moeda

Já circulam desde a semana passada na Alemanha notas de zero euros, depois de devidamente autorizado pelo Banco Central Europeu (BCE), através do projeto de lei Zero Euro (Der Null-Euro-Schein), adianta o El Mundo. Estas notas não têm qualquer valor facial, não podendo, portanto, ser utilizadas em transações comerciais, mas têm um custo: 2,50 euros.

Qual é o intuito? São notas impressas nas mesmas condições que o dinheiro normal (com os elementos de segurança, selo holográfico, marca de água, relevos, etc) mas com valor facial simbólico com o intuito de serem vendidas a colecionadores.

A nota de zero euros, desde sempre encarada como um mito e portanto muito procurada, foi pensada para turistas e colecionadores que passem no estado alemão de Schleswig-Holstein, no norte do país. Na parte da frente está o navio alemão Gorch Fock II, localizado em Kiel, capital daquele estado, e no outro estão gravados alguns dos principais monumentos europeus.

Mesmo que lhe parece inútil, saiba que foram impressas cinco mil notas para um primeira edição e esgotou tudo em menos de 24 horas. Dentro de algumas semanas sairá uma segunda edição, que é passível de reserva, conforme indica o portal turístico de Kiel no Facebook.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório