Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Petróleo mais caro atrasa aposta de Angola no setor mineiro

A consultora BMI Research considerou hoje que a subida dos preços do petróleo vai atrasar o investimento de Angola no setor mineiro pelo menos até ao final da década, mas a perspetiva positiva sobre esta atividade mantém-se.

Petróleo mais caro atrasa aposta de Angola no setor mineiro
Notícias ao Minuto

08:37 - 07/06/17 por Lusa

Economia BMI Research

"A subida dos preços do petróleo e os melhoramentos na posição orçamental até 2021 vão refrear a vontade política de atingir os objetivos de curto prazo" no que diz respeito às minas, lê-se numa análise ao setor.

No documento, enviado aos investidores e a que Lusa teve acesso, os analistas da BMI Research escrevem que a partir da próxima década o Governo vai "cumprir os compromissos de investimento no setor mineiro, explorando os vastos depósitos de ouro, cobre e pedras preciosas a longo prazo, fazendo com que a indústria mineira tenha um crescimento médio de 6,7% entre 2017 e 2021, alicerçado nos níveis de produção de diamantes, que deverão aumentar impulsionados por novos projetos e pela subida na procura mundial".

Ainda assim, "a prevista recuperação global nos preços do petróleo nos próximos anos vão ser um impedimento importante ao desenvolvimento a curto prazo do setor mineiro", dizem os analistas, sublinhando que o foco do Governo angolano continua no petróleo, que vale 75% das receitas fiscais e representa cerca de 95% das exportações do país.

"Apesar das significativas contrariedades que a expansão da atividade mineira enfrenta em Angola nos próximos cinco anos, mantemos a nossa visão positiva para a indústria no horizonte de 10 a 20 anos", escrevem os peritos da BMI Research.

A produção de petróleo "vai atingir um pico em 2018 com 1,8 milhões de barris diários e depois diminuir até aos 1,6 milhões em 2021", o que será um incentivo à diversificação económica, concluem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório