Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Rota da Seda "constrói pontes em vez de barreiras"

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, elogiou hoje a iniciativa de Pequim das Novas Rotas da Seda, porque ajuda "a construir pontes em vez de barreiras que obstaculizem a comunicação".

Rota da Seda "constrói pontes em vez de barreiras"
Notícias ao Minuto

11:19 - 14/05/17 por Lusa

Economia Comissário europeu

Jyrki Katainen fez o comentário durante um discurso numa reunião sobre infraestruturas no âmbito do Fórum Internacional "Uma Faixa, Uma Rota" -- "versão simplificada de "Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI" --, no qual também assinalou que o projeto de investimento alavancado pela China "poderá impulsionar um crescimento sustentável para todos".

Katainen, que expressou o apoio da União Europeua ao projeto de investimento em infraestruturas chinês, recordou a necessidade de haver um "planeamento consensual" e de se "aprender com as lições do passado" para "avaliar os impactos das obras no ambiente".

O líder da delegação europeia àquela cimeira afirmou ter confiança de que "todos os países irão obter benefícios e oportunidades justas" com a sua participação nas Novas Rotas da Seda, e acrescentou que uma "estandardização" em termos de infraestruturas facilitaria a concretização deste objetivo.

Katainen afirmou também que este tipo de iniciativas deve ser complementar à colaboração com instituições como o Banco Mundial, o Banco Asiático de Desenvolvimento ou o Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, cujo apoio será de "grande valor".

O Fórum Internacional "Uma Faixa, Uma Rota", que decorre hoje e segunda-feira em Pequim, junta líderes de 29 países. Portugal encontra-se representado pelo secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

Na reunião sobre infraestruturas em que Katainen falou participam representantes de 59 países, assim como 35 empresas chinesas e dezenas de outras internacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório