Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ulrich diz que reversão de imparidades no BPI não se irá manter

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, disse hoje que a reversão de imparidades (perdas potenciais) registadas pelo BPI em Portugal podem continuar a acontecer nos próximos trimestres mas que não são sustentáveis de futuro.

Ulrich diz que reversão de imparidades no BPI não se irá manter
Notícias ao Minuto

19:20 - 27/04/17 por Lusa

Economia Banca

Nas contas do BPI entre janeiro e março, o banco indica que conseguiu um impacto positivo de imparidades e provisões na atividade em Portugal, reflexo da "reversão de imparidades decorrentes da venda de imóveis obtidos por recuperações de crédito", ou seja, o banco vendeu imóveis acima do valor de balanço líquido de imparidades.

Em conferência de imprensa, hoje realizada, Ulrich afirmou que a melhoria da economia portuguesa e as "maiores cautelas do BPI no passado" levou a "esta situação muito favorável".

"Isto é cíclico, é normal que esteja a acontecer nesta fase. Mas não é sustentável, não vai acontecer sempre", afirmou.

O ainda presidente executivo do BPI explicou que esta reversão de imparidades acontece quando uma venda é feita acima do valor do imóvel registado em balanço líquido de imparidades.

Por exemplo, se o banco deu um crédito de 10 milhões de euros para uma empresa comprar uma fábrica, constituiu cinco milhões de euros de imparidades por receio de que a empresa não pagasse e se agora vendeu por oito milhões de euros há um ganho três milhões.

O BPI apresentou na quarta-feira prejuízos de 122,3 milhões de euros entre janeiro e março, o que compara com lucros de 45,8 milhões de euros do mesmo trimestre de 2016.

Em comunicado, o grupo explicou que o resultado foi afetado pela venda em janeiro de 2,0% do capital do Banco de Fomento de Angola (BFA) à operadora Unitel (operação pela qual o BPI passou de acionista maioritário do BFA a minoritário), o que teve um "impacto negativo de 212,3 milhões de euros" e obrigou à "desconsolidação dessa entidade, que passa a ser reconhecida nas contas do Grupo BPI pelo método de equivalência patrimonial".

Já excluindo o impacto da venda parcial do banco angolano, as contas trimestrais do BPI são positivas, apresentando, então, um lucro consolidado de 90 milhões de euros.

O grupo conseguiu lucros de 43,8 milhões de euros na atividade em Portugal (cinco vezes mais do que os 7,9 milhões do mesmo período de 2016) e 46,2 milhões na atividade internacional (que compara com 37,9 milhões de período homólogo).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório