Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"É provável que a previsão do crescimento económico seja revista em alta"

Ministro das Finanças está satisfeito com a aceleração da economia portuguesa.

"É provável que a previsão do crescimento económico seja revista em alta"
Notícias ao Minuto

22:02 - 24/03/17 por Carolina Rico

Economia Mário Centeno

Mário Centeno antevê que a previsão do crescimento económico possa ser revista em alta já em abril.

“A previsão de 1,5% de crescimento económico para 2017, foi uma projeção conservadora”, disse o ministro das Finanças em entrevista à RTP3.

“A aceleração da economia portuguesa bateu todas a expetativas” e é por isso “muito provável que o crescimento da economia seja revisto em alta no quadro do programa de estabilidade já no mês de abril”.

O apoio do Banco Central Europeu “já começou a ser retirado desde abril de 2016. Temos de nos preparar e estamo-nos a preparar – ao gerar excedentes primários”, assegura Centeno.

Questionado sobre se a redução do défice para 2,1% do PIB em 2016, abaixo da meta de 2,5% definida pela Comissão Europeia para encerrar o Procedimento por Défices Excessivos foi alcançado à custa de falta de investimento público.

“Uma gestão orçamental é uma estão de recursos escassos, que têm de ser divididos pelas necessidades que temos”, admitiu o ministro, garantindo que o Governo não deixou de investir em escolas e cuidados de saúde.

Sobre a recapitalização da CGD, Centeno admite que possa ter impacto no défice. É, diz, um “investimento de grande magnitude, mas absolutamente crucial para a saúde do sistema financeiro português e da economia”.

Questionado sobre o assunto, o ministro das Finanças nega que o facto de a injeção de capital na Caixa Geral de Depósitos passar de 2.700 milhões para 2.500 milhões de euros tenha como objetivo evitar potenciais impactos no défice decorrentes da recapitalização.

“Resulta simplesmente daquilo que foi o exercício de determinação de imparidades que a nova administração da Caixa conduziu, e do facto de a CGD ter tido resultados ligeiramente melhores no verão de 2016”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório