Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Torneira do crédito continua a fechar-se para famílias e empresas

A taxa de variação anual de empréstimos concedidos pelas instituições financeiras voltou a cair em janeiro, afastando-se mais uma vez da tendência na restante zona euro.

Torneira do crédito continua a fechar-se para famílias e empresas
Notícias ao Minuto

12:29 - 14/03/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

A análise do Banco de Portugal é clara: "Em janeiro de 2017, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras e a particulares (habitação) continuaram a apresentar taxas de variação anual negativas, que se situaram em - 3,2% e -2,9%, respetivamente". 

O banco regulador do sistema financeiro português revelou uma nova quebra nos montantes financiados, consequência de uma aparente retração do mercado mesmo numa época de juros historicamente baixos. 

Portugal voltou a afastar-se da tendência da zona euro, que aponta para um aumento de 1,7% nos empréstimos às empresas em janeiro e um crescimento de 2,7% nos empréstimos a particulares para compra de casa. 

Quanto aos depósitos, o Banco de Portugal revela no boletim estatístico desta manhã que o dinheiro entregue por particulares registou uma taxa de variação anual equivalente a 0,5% num total de 139,1 mil milhões depositados, um abrandamento em relação ao registo de dezembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório