Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tesla resolve problema energético na Austrália em 100 dias "ou é grátis"

Uma troca de impressões no Twitter pode acabar com um acordo histórico entre a Tesla e a Austrália. Elon Musk promete cumprir um objetivo inédito em 100 dias sob pena de perder muitos milhões.

Tesla resolve problema energético na Austrália em 100 dias "ou é grátis"
Notícias ao Minuto

08:09 - 12/03/17 por Bruno Mourão

Economia Energia

O presidente da Tesla é um dos homens mais ambiciosos do mundo. Há uma década, muitos poucos conseguiriam prever que os carros elétricos passassem a ser tão importantes como são hoje em dia, mas Elon Musk sempre acreditou. 

Durante anos, o ambicioso plano de conquista da Tesla foi ganhando força e hoje em dia, a empresa passou de uma simples fabricante de automóveis para um império de energia renovável com características únicas no mundo. 

A Gigafactory inaugurada recentemente no Nevada reforçou a capacidade produtiva e aumentou a confiança da empresa de tal forma que o primo de Elon Musk e vice-presidente de produto na Tesla assegurou através do Twitter que seriam capazes de garantir produção suficiente para resolver o problema energético na Austrália Meridional, um dos Estados da Austrália. 

Lyndon Rive garantiu que em 100 dias seria possível utilizar os novos painéis solares Powerwall 2 para satisfazer as necessidades energéticas e no Twitter, as reações não se fizeram esperar. O fundador da produtora de software australiana Atlassian, Mike Cannon-Brookes, perguntou se a declaração era para levar a sério e garantiu que iria tentar juntar o dinheiro necessário através de privados, para além de ter abordado o governo estadual. 

A resposta surgiu menos de 24 horas depois, através do Twitter oficial de Elon Musk: "A Tesla vai instalar e colocar em funcionamento o sistema nos 100 dias seguintes à assinatura do contrato ou é grátis. Parece-lhe sério o suficiente?" 

O tweet provocou naturalmente uma vaga de entusiasmo e a discussão acabou por chegar aos ouvidos da senadora da Austrália Meridional, Sarah Hanson-Young que respondeu com um esclarecedor "vamos falar" a Elon Musk.

Se a promessa da Tesla for cumprida e a empresa conseguir instalar 100 MW de potência no prazo de 100 dias, o projeto será ainda maior do que a instalação de 80 MW na Califórnia em 90 dias, um valor até então inédito. 

Caso falhe o prazo, a Tesla poderá perder muitos milhões em receitas: Tendo em conta que, segundo as contas do Australian Financial Review, só as baterias necessárias para a fábrica custam quase 142 milhões de euros, os prejuízos da Tesla com o projeto seriam catastróficos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório