Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Fundos europeus não ficam congelados. Bruxelas confia em Portugal

A Comissão Europeia decidiu hoje não apresentar qualquer proposta de suspensão de fundos a Portugal, após concluir que, em função da "ação efetiva" realizada pelas autoridades nacionais, o procedimento por défice excessivo deve ser suspenso.

Fundos europeus não ficam congelados. Bruxelas confia em Portugal
Notícias ao Minuto

11:07 - 16/11/16 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Zona Euro

A temida suspensão dos fundos europeus transferidos para Portugal não se concretiza. A confirmação foi dada pela própria Comissão Europeia esta manhã.

Na mesma reunião em que foi aprovada a proposta de Orçamento do Estado para 2017, a organização política com sede em Bruxelas anunciou a suspensão do processo de sanções a Portugal e Espanha pelo incumprimento do Pacto Orçamental, fechando a página da possível suspensão de fundos.

O Comissário Europeu dos Assuntos Financeiros e Económicos, Pierre Moscovici, surgiu em público para dizer que Portugal e Espanha "fizeram o suficiente" em matéria orçamental e não devem por isso ser castigados.

Fica também entreaberta a possibilidade de fechar o Procedimento por Défices Excessivos, com a Comissão a considerar que Portugal pode ficar apenas "sujeito ao braço preventivo [do Pacto de Estabilidade e Crescimento] a partir de 2017, se for alcançada uma correção do défice excessivo atempada e sustentável".

[Notícia atualizada às 11h58]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório