Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Expectativas ultrapassadas: Crescimento português acelera para 1,6%

Dados do INE dão conta de um aumento da produção acima do esperado por analistas. Meta do Governo ainda pode ser atingida no final do ano.

Expectativas ultrapassadas: Crescimento português acelera para 1,6%
Notícias ao Minuto

09:35 - 15/11/16 por Bruno Mourão

Economia INE

O pessimismo do FMI e da Comissão Europeia, os dados nada animadores divulgados no primeiro semestre do ano e o consumo privado abaixo do esperado faziam prever um ritmo de crescimento do PIB português abaixo do objetivo inscrito no Orçamento do Estado de 2016.

Quando os analistas esperam uma continuação do ritmo de crescimento a rondar 1%, eis que a economia portuguesa surpreende tudo e todos com um crescimento muito acima do esperado no terceiro trimestre. Quando todos os especialistas apontavam para um aumento de 1,1% na produção, os dados divulgados esta manhã pelo INE revelam um aumento de 1,6% no Produto Interno Bruto em relação ao mesmo período do ano passado, uma aceleração de 0,7 pontos percentuais em relação ao registado nos dois primeiros trimestres de 2016.

"O crescimento mais intenso do PIB refletiu principalmente o aumento do contributo da procura externa líquida, verificando-se uma aceleração mais expressiva das Exportações de Bens e Serviços em comparação com a das Importações de Bens e Serviços", explica o Instituto Nacional de Estatística, antes de revelar o tão ansiado aumento do contributo do consumo privado, arma principal de crescimento do Governo atual.

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB também aumentou no 3º trimestre, em resultado da aceleração do consumo privado devido ao comportamento da componente de bens não duradouros e serviços, enquanto a componente de bens duradouros desacelerou."

Na comparação com o trimestre anterior, o período de julho a setembro deste ano trouxe um aumento real do PIB equivalente a 0,8%.

[Notícia atualizada às 09h50]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório