Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presença do PM chinês em Macau assinala "compromisso" com lusofonia

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a presença do seu homólogo chinês, Li Keqiang, na terça-feira, no Fórum Macau, significa o compromisso político da China na cooperação com os países de língua portuguesa.

Presença do PM chinês em Macau assinala "compromisso" com lusofonia
Notícias ao Minuto

11:45 - 10/10/16 por Lusa

Economia António Costa

António Costa fez esta referência sobre a cerimónia de abertura da 5.ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que se realiza na quarta-feira, em Macau, após um encontro com vários empresários chineses da região de Xangai.

O primeiro-ministro e o seu homólogo chinês, Li Keqiang, discursam na sessão de abertura desta conferência.

"Este Fórum Macau de cooperação entre a China e os países de língua portuguesa vai ser muito importante. Trata-se de um evento que sublinha a importância que a China continua a atribuir a Macau como ponte para a Lusofonia", defendeu o líder do executivo português, antes de destacar a participação do primeiro-ministro chinês.

"A presença do primeiro-ministro chinês significa um grande compromisso da China ao nível da cooperação com os países lusófonos. No domínio da cooperação trilateral entre a China, Portugal e os restantes países lusófonos há muito que ainda fazer muito em conjunto", disse.

António Costa salientou depois o conhecimento que Portugal tem dos restantes países de língua portuguesa, assim como "a capacidade que a China possui em investir e em estar presente".

"Pode haver cooperações trilaterais com empresas brasileiras ou africanas. Estamos perante uma oportunidade de grande de desenvolvimento", disse.

António Costa fez um balanço positivo sobre os seus primeiros três de um total de quatro dias de visita oficial à China, tendo já passado por Pequim e Xangai.

"Esta minha viagem à China teve um duplo aspeto: Um de consolidação sobre aquilo que já existe e um segundo de sementeira em termos de futuro. Espero que daqui a uns anos se possam colher os frutos do que hoje semeamos", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório