Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia congratula-se com acordo na OPEP mas não reduz produção

O ministro da Energia russo, Alexandre Novak, disse hoje que o acordo alcançado pela Organização de Países Produtores de Petróleo (OPEP) para reduzir a produção é "uma decisão muito positiva", mas que a Rússia não tenciona fazer o mesmo.

Rússia congratula-se com acordo na OPEP mas não reduz produção
Notícias ao Minuto

16:43 - 29/09/16 por Lusa

Economia Petróleo

"Ontem [quarta-feira] houve uma decisão muito positiva", afirmou, em declarações transmitidas na televisão, acrescentando que o acordo vai ajudar "a reduzir a volatilidade dos preços" e que a Rússia quer manter a produção "no nível atual".

"Tudo dependerá da situação macroeconómica e dos planos das empresas, mas estamos concentrados na manutenção dos níveis de produção atuais", declarou o responsável russo, precisando que se trata de uma "princípio básico que já foi discutido".

Os Estados-membros da OPEP concordaram, em Argel, em reduzir a produção de crude em 750 mil barris por dia.

A decisão foi tomada numa reunião informal da organização, esperando-se que após a reunião da OPEP prevista para novembro em Viena sejam divulgados mais detalhes sobre os objetivos.

A Rússia, um dos principais exportadores de petróleo, não faz parte da OPEP.

Na semana passada, Moscovo anunciou que a sua produção de petróleo atingiu em setembro níveis recorde, ultrapassando 11 milhões de barris por dia.

Segundo Alexandre Novak, a Rússia vai ficar atenta "às propostas que serão examinadas nos próximos meses" e continuar as conversações com outros países, esperando que o preço do barril de petróleo possa estabilizar nos 50-60 dólares "para satisfazer os interesses de produtores e de consumidores".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório