Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Lisboa segue Europa e acaba semana com grandes perdas

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) regressou hoje a terreno negativo e registou uma queda de 1,83% para 4.470,84 pontos, em linha com as bolsas europeias.

Lisboa segue Europa e acaba semana com grandes perdas
Notícias ao Minuto

17:35 - 16/09/16 por Lusa

Economia Bolsas

Das 18 cotadas que integram o PSI20, 15 terminaram com perdas e três com subidas, lideradas pelo BPI, com um ganho de 1,46% para 1,04 euros.

Em contrapartida, o BCP foi o título que mais desvalorizou na última sessão da semana, ao recuar 9,44% para os 0,016 euros.

A Mota-Engil fechou, por sua vez, a perder 8,54% para 1,54 euros e a Pharol (ex-PT SGPS) a cair 7,48% para os 0,24 euros.

As ações da Galp terminaram a sessão em queda de 4,51% para 11,75 euros.

O PSI 20 fecha assim a semana com quatro dias consecutivos de perdas e a acompanhar a tendência vivida por toda a Europa.

As principais bolsas voltaram hoje ao ciclo negativo, que esta semana só foi interrompido na sessão de quinta-feira, com perdas entre os 1,49% de Frankfurt e os 0,93% de Paris.

Destaque para o facto de a agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) ter comunicado hoje que manteve o 'rating' atribuído a Portugal em 'BB+', ou 'lixo', com perspetiva estável, mostrando-se preocupada com o abrandamento da recuperação económica e dos "desafios prolongados" na banca.

Em comunicado, a S&P manteve a nota de 'BB+' atribuída a Portugal, que é a primeira do nível de não investimento ou investimento especulativo (o chamado 'lixo'), com perspetiva 'estável', o que significa que o 'rating' deve manter-se na próxima revisão.

"Acreditamos que a recuperação económica de Portugal vai desacelerar em 2016, devido sobretudo a um abrandamento das exportações e do investimento, o que também reflete os desafios prolongados nos bancos portugueses", afirma a agência de 'rating'.

Foi também anunciado que Portugal vai na quarta-feira ao mercado para arrecadar até 1.750 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro, a seis e 12 meses, segundo a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).

Os dois leilões das linhas de Bilhetes de Tesouro (BT) realizam-se pelas 10:30 da próxima quarta-feira e têm maturidades a 17 de março de 2017 (seis meses) e a 22 de setembro de 2017 (um ano), com um montante indicativo global entre 1.500 milhões e 1.750 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório