Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Membro do conselho de administração da Oi renuncia ao cargo

Marcos Grodetzky, do conselho de administração da brasileira Oi, renunciou hoje ao cargo, numa altura em que o accionista minoritário Société Mondiale pedia a sua saída e a de outros membros ligados à Pharol, antiga PT SGPS.

Membro do conselho de administração da Oi renuncia ao cargo
Notícias ao Minuto

15:33 - 12/09/16 por Lusa

Economia Brasil

Em comunicado enviado hoje ao mercado, a operadora de telecomunicações, que enfrenta um processo de recuperação judicial para evitar a falência, informou que Marcos Grodetzky "apresentou a sua renúncia ao cargo de membro do conselho de administração no dia 09 de setembro".

O comunicado, contudo, não aponta as razões para a renúncia, nem quem será o substituto. Contatada pela agência Lusa, a assessoria de imprensa da Oi também não prestou mais informações.

Marcos Grodetzky entrou para o conselho de administração como membro independente a 13 de junho, como suplente de Robin Bienenstock, especialista em telecomunicações.

Segundo a Oi, Marcos Grodetzky, com experiência de perto de 30 anos na indústria financeira, "exerceu funções no alto escalão de bancos" e entre "2002 e 2010, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Telemar/Oi, Aracruz Celulose/Fibria e Cielo S.A".

"É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda., empresa que desde 2011 atua com mediação entre empresas e acionistas, além de oferecer serviços de consultoria estratégica e financeira", segundo a operadora de telecomunicações.

No currículo de Marcos Grodetzky consta que até outubro de 2013, "foi presidente executivo da empresa DGB S.A., holding de logística pertencente ao Grupo Abril S.A. e controladora" de várias empresas.

"É membro independente do conselho de administração da Smiles S.A. e da Eneva S.A. e diretor financeiro da União Israelita Brasileira do Bem Estar Social - UNIBES, entidade filantrópica sem fins lucrativos", de acordo com a Oi.

A saída acontece numa altura em que a gigante brasileira apresenta fortes divisões.

O acionista brasileiro Société Mundiale Fundo de Investimento em Ações, que quer a destituição de vários membros do conselho de administração da Oi e a abertura de processos contra administradores e ex-administradores da empresa, tentou agendar duas assembleias-gerais para 08 de setembro com esse propósito.

Contudo, a realização das assembleias foi suspensa pela justiça brasileira, que determinou mediação entre as partes.

Além disso, o plano de recuperação judicial apresentado pela empresa na segunda-feira passada não agradou ao grupo de credores representado pela Moelis & Company, detentor de 40% dos títulos de dívida da Oi e que fez saber que está a discutir com outros credores a formulação de um novo plano.

A empresa - que é a maior operadora de telefone fixo do Brasil e a quarta em rede móvel - enfrenta um processo de recuperação judicial por não ter conseguido negociar a sua dívida de 65,4 mil milhões de reais (17,66 mil milhões de euros).

A Pharol, antiga PT SGPS, detém cerca de 27% da empresa brasileira, enquanto o fundo brasileiro Société Mundiale conta com 7%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório