Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Segundo maior banco do Brasil com lucro líquido de 676,6 milhões

A Caixa Económica Federal, o segundo maior banco brasileiro, alcançou um lucro líquido de 2,4 mil milhões de reais (676,6 milhões de euros) no primeiro semestre de 2016, anunciou hoje o banco estatal.

Segundo maior banco do Brasil com lucro líquido de 676,6 milhões
Notícias ao Minuto

20:50 - 12/08/16 por Lusa

Economia Primeiro semestre

"No segundo trimestre, o lucro foi de 1,6 mil milhões de reais [451 milhões de euros], um aumento de 92,1% em relação ao trimestre anterior, tendo como principais destaques o aumento das receitas, em especial, com prestação de serviços e o controle das despesas administrativas", lê-se numa nota da instituição.

Segundo o comunicado, "a ampliação do relacionamento com clientes gerou um aumento de 9,5% nas receitas com prestação de serviços no primeiro semestre de 2016, quando comparado ao mesmo período de 2015", sendo os principais destaques "as receitas com contas correntes, convénios e cobrança, e administração de fundos de investimento".

De acordo com o presidente do banco, Gilberto Occhi, a racionalização nas despesas com pessoal foi igualmente indispensável para atingir esse lucro.

"Com a redução das despesas de maneira sustentável, temos tido um desempenho abaixo do índice da inflação", afirmou.

O presidente da Caixa disse aos jornalistas que os esforços da instituição nos últimos anos foram no sentido de aumentar a participação de mercado, mas agora o objetivo é melhorar a qualidade da carteira de crédito e reduzir o crédito malparado.

No segundo trimestre, o índice de crédito malparado diminuiu 0,31 pontos percentuais e alcançou 3,20%, abaixo da média de mercado, de 3,51%.

Ainda que tenha admitido que o Brasil viva um momento económico "diferente" numa referência à longa recessão que afeta o país, Gilberto Occhi realçou que o banco público, orientado para o desenvolvimento económico e social do país, tem feito um esforço importante para auxiliar a sustentabilidade da economia.

"Fizemos uma injeção de crédito e recursos de 315 mil milhões de reais [88,57 mil milhões de euros] no primeiro semestre em operação de crédito, pagamento de benefício e transferência de renda [rendimentos]", referiu.

Para Gilberto Occhi, tanto a Caixa Económica Federal quanto o mercado observaram uma melhoria da confiança no final de julho.

Também hoje, o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) anunciou que o aumento de despesas com provisões provocou um prejuízo líquido de 2,1 mil milhões de reais (620 milhões de euros) no primeiro semestre deste ano.

No mesmo período do ano passado o banco havia registado lucros de 3,5 mil milhões de reais (mil milhões de euros).

O BNDES é apresentado na sua página na Internet como um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, atualmente, o principal instrumento do governo brasileiro para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório