Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Trufas: São os diamantes da cozinha, mas porque custam tanto?

De odor intenso e sabor sem paralelo, as trufas são verdadeiramente uma das iguarias mais procuradas pelos apreciadores de comida. Cada quilo pode custar quase cinco mil euros, tudo devido... à raridade.

Notícias ao Minuto

09:35 - 07/08/16 por Bruno Mourão com Ana Lemos

Economia Fungo

Quem as prova pela primeira vez, não se furta a reações fortes: há quem não suporte o cheiro forte ou o sabor intenso e encorpado e há quem não resista à profundidade e corpo que acrescentam, mesmo em quantidades reduzidas. 

As trufas são uma escolha de elite mesmo entre os chefs e percebe-se porquê: entre as espécies utilizadas na cozinha mundial, as mais raras da versão negra chegam a custar quase cinco mil euros por quilo e na variante branca, a mais escassa, os valores podem tornar-se ainda mais absurdos. 

O canal de Youtube Vox foi tentar descobrir porque é que as trufas são tão caras e descobriu algumas indicações que podem explicar o elevado valor pedido. Além do período de colheita curto para as espécies francesas e italianas, as trufas são um fungo muito sensível às condições do terreno e do tempo, tornando-se quase impossíveis de cultivar em larga escala. 

As alterações climáticas globais criaram condições mais difíceis para a germinação e na hora da colheita e entrega aos clientes, a realidade não é mais fácil. Antigamente, utilizavam-se porcos para encontrar as trufas, mas a tendência natural para desenterrarem e comerem os pequenos tesouros levou a que os suínos fossem substituídos por cães treinados. 

Depois de apanhados, os pequenos fungos apenas conservam a totalidade do sabor durante três a quatro dias e devem ser consumidos no máximo até uma semana depois de serem retirados do solo, o que aumenta o preço. A procura é tanta que as 'falsificações' começaram a tornar-se regra: cogumelos bem menos raros e saborosos, vindos da Ásia, são vendidos a preços exorbitantes aos compradores mais incautos. 

Repetem-se também as histórias de assaltos e mortes devido à intenção de proteger terras pródigas em trufas, principalmente em Itália e França. 

Veja no vídeo do Economia ao Minuto alguns dos factos mais interessantes sobre as trufas e consulte na galeria algumas imagens das várias fases da colheita e preparação das trufas que chegam às mesas dos apreciadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório