Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Relatório final do Banif aprovado com voto contra do PSD

O PSD votou contra o documento e o CDS absteve-se.

Relatório final do Banif aprovado com voto contra do PSD
Notícias ao Minuto

15:32 - 28/07/16 por Carolina Rico com Lusa

Política Inquérito

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao Banif foi aprovado com voto contra do PSD e abstenção do CDS.

Pelo PSD, Carlos Abreu Amorim insistiu nas críticas ao texto e a falar no "rolo compressor da maioria" de Esquerda na "tentativa de camuflar a importância de documentos e factos", por exemplo.

Já o deputado João Galamba sublinhou que há propostas de alteração de CDS, Bloco e PCP aceites pelo deputado relator, "e só não há nenhuma do PSD porque o PSD decidiu não fazer nenhuma e atacar o relatório".

O documento a cargo do deputado socialista Eurico Brilhante Dias contou com os votos favoráveis de PS, Bloco de Esquerda e PCP.

O relatório final hoje aprovado fecha mais de 100 horas de audições e vários meses de trabalho da comissão de inquérito.

A 20 de dezembro, Banco de Portugal e Governo anunciaram a resolução do Banif, a venda de alguns ativos ao Santander Totta e a transferência de outros (muitos deles 'tóxicos') para a sociedade-veículo Oitante.

A operação surpreendeu pela dimensão do dinheiro estatal envolvido, que no imediato foi de 2.255 milhões de euros, o que obrigou a um Orçamento retificativo.

A este valor há ainda que somar a prestação de garantias de 746 milhões de euros e a perda dos cerca de 800 milhões de euros que o Estado tinha emprestado em 2012 e que não tinham sido

No total, e retirando os 150 milhões de euros pagos pelo Totta, os custos para contribuintes podem chegar até 3.600 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório