Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

CGTP acusa Portway de "fraude" no despedimento de trabalhadores

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, acusou hoje, em Faro, a Portway de estar a realizar uma "fraude" ao anunciar a intenção de despedir 257 trabalhadores em todo o país.

CGTP acusa Portway de "fraude" no despedimento de trabalhadores
Notícias ao Minuto

17:35 - 05/05/16 por Lusa

Economia Arménio Carlos

"Estamos perante uma fraude que está a ser desenvolvida pela Portway, que não tem nada a ver com a sazonalidade", defendeu Arménio Carlos à margem de uma reunião de trabalhadores da empresa que presta serviços de apoio às aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio nos aeroportos.

Para o secretário-geral da CGTP-IN, "não há uma redução de postos de trabalho. O que há é uma substituição de trabalhadores com vínculos estáveis por outros trabalhadores com vínculos precários".

Os aeroportos portugueses "não podem continuar a ser um antro de precariedade num quadro em que há um aumento do número de turistas", insistiu Arménio Carlos.

Os sindicatos da Portway realizaram hoje um plenário de trabalhadores no exterior do aeroporto internacional de Faro onde estiveram presentes cerca de 30 pessoas.

A CGTP anunciou na quarta-feira, durante um protesto dos trabalhadores de 'handling' da Portway e SPdH/Groundforce junto ao aeroporto de Lisboa, que vai solicitar ao primeiro-ministro e ao ministro do Trabalho medidas rápidas para travar o despedimento coletivo daqueles trabalhadores.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos - SITAVA também entregou na quarta-feira um novo pré-aviso de greve dos trabalhadores de 'handling' da Portway e da Groundforce, endurecendo a luta laboral contra a precariedade e o despedimento coletivo.

A Portway anunciou, em março, que vai avançar com o despedimento coletivo de 257 trabalhadores, na sequência do fim da prestação de serviços de 'handling' (assistência nos aeroportos) à companhia aérea Ryanair em Faro, Lisboa e Porto.

A 27 de abril, o presidente do Conselho de Administração da Portway disse que a empresa de assistência nos aeroportos espera readmitir os trabalhadores afetados pelo despedimento coletivo dentro de quatro a cinco anos quando recuperar os atuais níveis de atividade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório