Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Desigualdade de rendimento entre ricos e pobres quase dobrou no Brasil

A diferença de rendimento entre a população mais pobre e a mais rica do Brasil quase dobrou entre 1988 e 2011, segundo o estudo "Uma economia ao serviço de 1%", da organização não-governamental (ONG) britânica Oxfam.

Desigualdade de rendimento entre ricos e pobres quase dobrou no Brasil
Notícias ao Minuto

19:47 - 18/01/16 por Lusa

Economia Oxfam

A diferença de capital daqueles que estão entre os 10% mais ricos relativamente aos 50% da população mais pobre do Brasil passou de 113 mil milhões de dólares, em 1988, para 194 mil milhões de dólares, em 2011.

Apesar dos pobres terem beneficiado de uma subida acelerada de rendimento nas últimas duas décadas, que ficou acima da taxa de crescimento experimentada pelas pessoas mais ricas, a ONG indica que a distribuição da riqueza continua extremamente desigual no Brasil.

"O aumento de rendimento dos 10% mais ricos ascendeu a um montante muito mais elevado de dólares em termos absolutos, de modo que a diferença absoluta entre o rendimento médio dos dois grupos quase duplicou", destaca o estudo.

Nos países em desenvolvimento, 10% da população beneficiou de aproximadamente um terço do aumento do crescimento da receita (em termos absolutos), enquanto os 40% mais pobres da população recebeu apenas cerca de metade desse aumento.

O relatório da Oxfam destacou que a riqueza acumulada por 1% da população mundial classificada como "mais rica" superou a de 99%, no ano passado.

A ONG calculou que "62 pessoas possuem tanto capital como a metade mais pobre da população mundial", quando, há cinco anos, esse montante equivalia ao capital das 388 pessoas mais ricas do mundo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório