Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Famílias estão a gastar mais dinheiro no regresso às aulas

Números são do Observador Cetelem.

Famílias estão a gastar mais dinheiro no regresso às aulas
Notícias ao Minuto

12:12 - 10/09/15 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Cetelem

No ano passado, as famílias portuguesas gastaram, em média, 509 euros no regresso às aulas dos filhos. Este ano, o montante subiu 19 euros para os 528 euros.

O uso de cartão de crédito também registou um crescimento. Este ano, 24% dos portugueses já recorreram a esta forma de pagamento, enquanto no ano passado a percentagem se tinha ficado pelos 18%. Apesar de um aumento no número de pessoas que usa o cartão de crédito, os montantes pagos desta forma desceram de 274 para 267 euros.

O que também está a aumentar é o número de famílias que está a optar pelo uso de manuais escolares em segunda mão. Enquanto no ano passado apenas 23% dos portugueses preferiram usar livros que já haviam tido dono, este ano o número subiu: 33% as famílias optam por esta modalidade. Ainda assim, a esmagadora maioria continua a comprar livros novos. De referir que 27% dos inquiridos admitiu pedir livros emprestados a amigos ou familiares.

“Em relação ao local de compra, os hiper/supermercados ganham relevância (83%) face às papelarias (80%) como local de compra. Mas há também uma grande percentagem de consumidores (22%) a optar pela compra na Internet”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório