Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Europa "quer" ajudar Atenas, mas "não contra a sua vontade"

O presidente do Conselho Europeu afirmou hoje que a Europa continua a querer apoiar a Grécia, o que não será possível se o país não o quiser, aguardando assim o resultado do referendo de domingo em Atenas.

Europa "quer" ajudar Atenas, mas "não contra a sua vontade"
Notícias ao Minuto

19:27 - 01/07/15 por Lusa

Economia Donald Tusk

"A Europa quer ajudar a Grécia. Mas não pode ajudar ninguém contra a sua própria vontade. Esperemos os resultados do referendo grego", afirmou Donald Tusk numa mensagem publicada na sua conta oficial na rede social Twitter.

A mensagem do presidente do Conselho Europeu foi publicada cerca de uma hora depois de o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter terminado um discurso na televisão pública grega.

O primeiro-ministro grego confirmou a manutenção do referendo à proposta dos credores agendado para 05 de junho e reiterou o apelo ao "não", garantindo que vai encontrar soluções após a consulta popular.

A mensagem de Alexis Tsipras surge após Atenas ter apresentado uma contraproposta para tentar alcançar um acordo. A carta dirigida por Tsipras aos chefes das três instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) sublinha que a Grécia "está preparada para aceitar o acordo", mas com algumas alterações.

Entretanto, os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) já concluíram a nova reunião por teleconferência realizada hoje à tarde, tendo decidido prosseguir discussões sobre a ajuda à Grécia apenas após a realização do referendo.

"Eurogrupo unido na decisão de esperar pelo resultado do referendo na Grécia antes de mais conversações", escreveu o ministro das Finanças eslovaco, Peter Kazimir, na sua conta na rede social Twitter.

Também recorrendo à sua conta de Twitter, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, anunciou que a reunião -- a segunda no espaço de dois dias para discutir propostas apresentadas pelo primeiro-ministro grego -- já terminou, mas remeteu comentários para uma declaração gravada a ser divulgada em breve.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório