Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

"Faltou-nos acesso a capital durante 15 anos"

O presidente da TAP, Fernando Pinto, lamentou hoje que a empresa não tenha tido acesso a capital nos últimos 15 anos e frisou que essa é precisamente "a grande vantagem" da entrada do consórcio Gateway na transportadora aérea.

"Faltou-nos acesso a capital durante 15 anos"
Notícias ao Minuto

11:48 - 24/06/15 por Lusa

Economia Fernando Pinto

O contrato para a compra de 61% do capital do grupo TAP pelo consórcio Gateway, que integra o dono da Barraqueiro, Humberto Pedrosa, e o empresário brasileiro e norte-americano David Neeleman, foi hoje assinado no Ministério das Finanças, em Lisboa.

À margem da cerimónia, o presidente da TAP afirmou aos jornalistas que haverá, a partir de agora, condições para "olhar para a frente" e condições de crescimento.

"É uma excelente oportunidade para ir para a frente novamente", reforçou.

"A grande vantagem agora é o acesso ao capital que nos faltou. Nos 15 anos, pelo menos, em que eu estou [à frente da empresa], nós nunca tivemos acesso ao capital da forma como vamos ter agora e conseguimos, de qualquer maneira, ainda crescer e crescer muito. Crescemos quase três vezes em tamanho, mas sempre com grande dificuldade", declarou Fernando Pinto, considerando que a privatização traz "muita facilidade".

O presidente da companhia aérea acrescentou ainda que não está em causa apenas o acesso a capital, mas também "a novas ideias, a pessoas que chegam com sangue novo" e com uma "visão estratégica" que vai ajudar "a ter um futuro melhor para a TAP".

Questionado sobre o confronto entre esta visão otimista e os protestos dos trabalhadores, Fernando Pinto destacou que se trata de uma questão política.

"Sabemos que há sindicatos com diversas cores políticas e que, por princípio, não concordam com a privatização e nós respeitamos", disse o presidente da TAP, destacando que o seu contacto com os trabalhadores da companhia aérea revela que "as pessoas estão entusiasmadas com uma nova era que a empresa vai começar".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório