Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 29º

Índice de preços no consumidor sobe 0,3% em abril na China

O índice de preços no consumidor (IPC), principal indicador da inflação na China, subiu 0,3% em abril em termos anuais, um aumento superior aos 0,1% registados no mês anterior, foi hoje anunciado.

Índice de preços no consumidor sobe 0,3% em abril na China
Notícias ao Minuto

06:47 - 11/05/24 por Lusa

Economia Mercado

O indicador, divulgado pelo Gabinete Nacional de Estatísticas chinês, ficou também acima das expectativas dos analistas, entre os quais a previsão mais generalizada apontava para uma subida de 0,1% em termos homólogos.

Numa base mensal, os preços no consumidor subiram 0,1%, invertendo a tendência verificada em março, quando o indicador registou uma queda de 1%, a maior em três anos.

Os especialistas esperavam que o IPC aumentasse 0,5% em relação ao valor de março.

O estatístico do gabinete chinês, Dong Lijuan, destacou a "recuperação contínua da procura por parte dos consumidores", ao mesmo tempo que observou que o IPC de base - uma medida que exclui os preços dos alimentos e da energia devido à volatilidade - avançou 0,7% em termos anuais.

O especialista apontou ainda a queda de 2,7% dos preços dos produtos alimentares e o crescimento dos preços da energia para 3,6%.

Este é o terceiro mês consecutivo em que o IPC homólogo se encontra em território positivo, depois de, no final de 2023 e no início deste ano, ter registado uma tendência deflacionária durante quatro meses consecutivos.

Leia Também: Britânicos suspeitos de espionagem para a China vão ser julgados em 2025

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório